Topo

Planos de aula

Ensino Fundamental


Sociologia - Legitimidade da autoridade política - 3

Renato Cancian

Legitimidade da autoridade política - 3

Objetivo

Apresentar aos alunos subsídios teóricos para o entendimento das formas por meio das quais a autoridade política (representada pelo Estado ou pelos diferentes governos) obtém legitimidade para exercer o poder de mando sobre o conjunto da sociedade.

Comentário

Dividimos este plano de aula em três partes, a fim de facilitar o trabalho do professor.

Estratégias

Prática de leitura e interpretação crítica de textos, debates a partir de exposição oral; pesquisa histórica e sociológica.

Aulas 4 e 5

1) A fim de reforçar os conceitos discutidos nas aulas anteriores, o professor deve dividir a sala em três grupos de alunos, sendo que cada grupo tratará de um "tipo de dominação". Esse trabalho extraclasse será apresentado nas aulas seguintes.

2) O professor deve escolher os textos e elaborar um questionário para orientar os alunos na leitura. Como sugestões de leitura, há os textos presentes na antologia "Max Weber", da Coleção Grandes Cientistas Sociais, Editora Ática, e o texto "A tradição, o carisma e as leis".

3) Solicitar a cada grupo o levantamento de um caso histórico que se enquadre no exemplo do respectivo tipo de dominação.

4) Um exercício interessante seria fazer com que os alunos entrevistassem pessoas de diferentes classes e segmentos sociais, questionando-as sobre a importância das leis.

5) Ao final, os alunos apresentam os trabalhos em classe e o professor sintetiza os conceitos e idéias que surgiram no transcorrer das aulas.

 

 

Veja também

Legitimidade da autoridade política - 1

Legitimidade da autoridade política - 2

é cientista social, mestre em sociologia-política e doutorando em ciências sociais, é autor do livro "Comissão Justiça e Paz de São Paulo: Gênese e Atuação Política -1972-1985" (Edufscar).

Mais Ensino Fundamental