Topo

Ensino Fundamental

Sociologia - Movimento feminista e mulheres hoje

Celina Fernandes

Movimento feminista e mulheres hoje

Objetivos

1) Conhecer o que os alunos sabem sobre os movimentos feministas.

2) Problematizar a mudança do caráter das reivindicações das mulheres de hoje em relação às lutas dos movimentos feministas das décadas de 1960 e 1970.

Estratégia

1. Perguntar aos alunos que comentários fariam a respeito da afirmação "Eu sou uma mulher". Inisitir, perguntando "O que define uma mulher?".

2. Perguntar se, em outras sociedades, o que definiria uma mulher seria algo diferente. Pedir que comentem e que dêem exemplos, se for o caso.

3. Solicitar que mencionem os motivos que levaram as mulheres a lutarem no passado. Listar na lousa e perguntar se essas questões já estão superadas, ou seja, se podemos concluir que as mulheres conquistaram suas reivindicações.

4. Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca dos movimentos feministas e contextualizá-los em relação a outros movimentos sociais, sobretudo nas décadas de 1960 e 1970. Dar uma aula expositiva sobre o tema.

5. Ampliar a retrospectiva histórica, voltando para um contexto social anterior a essas décadas, sobretudo nos anos da Segunda Guerra Mundial (mulheres assumiram a responsabilidade pelo provimento da casa na ausência dos maridos, quando estes eram enviados aos campos de batalha) e nos anos 1950, com a expansão dos parques industriais em todo o mundo e com o conseqüente aumento de oferta de emprego nas fábricas.

6. Indagar se ainda se faz necessário continuar lutando pelos mesmos ideais das décadas de 1960 e 1970, quando as lutas feministas foram mais veementes.

7. Perguntar se as mulheres ainda lutam pela sua afirmação e, em caso afirmativo, em relação a quê.

8. Citar: "Mulher, eu tenho direito de ser uma mulher e de dar a este personagem o conteúdo que escolhi. Esta escolha é uma prova da minha liberdade, de minha caopacidade de me definir, de me conduzir e de me valorizar em relação a mim mesma". E pedir que comentem.

9. Perguntar se sabem quando foi proferida essa afirmação acima e o que os leva a concluir isso.

10. Contextualizar a citação. Dizer que se trata de parte de uma entrevista de uma mulher concedida a uma equipe de pesquisadores do grupo de pesquisa de Alain Touraine. A pesquisa foi realizada em 2004, na França, com sessenta mulheres. Perguntar que mudança podem observar no discurso citado e nas reivindicações dos movimentos das décadas de 1960 e 1970 - quais as causas dessas mudanças.

Dica de leitura

"O mundo das mulheres", Alain Touraine, Petrópolis, Editora Vozes, 2007.

Ensino Fundamental