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Ensino Fundamental


Sociologia - Pesquisa sobre Deslocamento Populacional

Celina Fernandes Bruniera

Pesquisa sobre Deslocamento Populacional

Objetivos da seqüência

1) Conhecer os lugares de origem das famílias dos alunos (pais e/ou avós);

2) Conhecer alguns dos motivos que levaram os familiares a se deslocarem espacialmente;

3) Levantar hipóteses acerca das condições sociais da época do deslocamento que podem tê-los impulsionado;

4) Elaborar um questionário por meio do qual obtêm-se dados significativos para a investigação;

5) Reconhecer a entrevista como fonte de conhecimento.

Levantamento de conhecimento prévio

1) Expor o tema das aulas e perguntar qual seria sua relevância para a sociologia (evidenciar as condições sociais que levam as pessoas a migrarem ou emigrarem e a questão da ressocialização no lugar de chegada).

2) Levantar o conhecimento dos alunos acerca da origem de seus ascendentes e registrar na lousa o nome dos lugares de onde vieram.

3) Pedir que socializem o que conhecem sobre os motivos do deslocamento de pais e/ou avós.

4) Pedir que os alunos perguntem a seus familiares de onde vieram e por quê.

5) Solicitar que tragam uma foto (ou algum outro objeto marcante) do lugar de origem de algum de seus ascendentes.

Ampliando e socializando o conhecimento

1) Em roda de conversa, pedir que os alunos mostrem a foto (ou outro objeto) que trouxeram e socializem as informações que obtiveram com seus familiares;

2) Solicitar que estabeleçam critérios para a organização dessas informações e as organizem. Exemplos: classificar os locais de origem por região da cidade, por cidade, por Estado, País. Ou cruzar a época do deslocamento com o lugar de origem e de destino. Ou, ainda, listar as diferentes razões que levaram os familiares a se deslocarem;

3) Com base na organização das informações, elaborar os objetivos da investigação (o que queremos saber com essa pesquisa);

4) Pedir que os alunos elaborem hipóteses sobre o que vão pesquisar.

Elaboração do questionário

1) Selecionar notícias de jornal sobre o tema, sobretudo de épocas que foram citadas na roda de conversa e oferecer aos alunos, pedindo que as leiam com objetivo de entenderem o que se publicava na época e qual era o olhar daquele veículo e daqueles textos a respeito do tema (tematizar o contexto de produção da notícia: quem escreveu, quando, onde foi publicada, a quem se destinava, se havia outras notícias acerca do mesmo tema próximas do ponto de vista temporal, etc.).

2) Em roda, conversar sobre o que aprenderam ao ler as notícias de jornal. Não esquecer de estimular a reflexão sobre o que foi publicado, procurando evidenciar o tratamento dado à questão pela mídia na época.

3) Com base nos objetivos de investigação e nos conhecimentos adquiridos com a leitura das notícias, dividir a classe em grupos por subtemas de investigação e elaborar questionários a serem realizados com os familiares. A idéia é evitar o tipo survey, principalmente porque os motivos que estimularam o deslocamento podem ser bastante particulares.

4) Realizar as entrevistas. As mesmas podem ser feitas com a utilização de gravadores portáteis (nesse caso é preciso inserir na programação um momento destinado à transcrição das falas) ou por escrito (os próprios entrevistados podem responder).

5) Organizar os resultados das entrevistas.

6) Definir outras fontes que serão consultadas para a interpretação dos dados. Podem ser textos de livros didáticos, enciclopédias (virtuais ou não), textos científicos ou outros textos de divulgação científica, etc.

7) Interpretar os dados à luz dos conhecimentos obtidos com as leituras, organizá-los e socializá-los.

Comentário

Este trabalho pode durar cerca de 10 aulas.

é mestre em sociologia da educação pela Universidade de São Paulo e assessora educacional.

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