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Ensino Fundamental


Sociologia - Revolução e mudança social - 3

Renato Cancian

Revolução e mudança social - 3

Objetivo

Sintetizar as informações levantadas e discutidas sobre o tema da revolução social, considerando-a como o fenômeno sociológico que expressa a forma mais extremada de mudança social.

Ponto de partida

Dividimos o tema da revolução como mudança social em 3 aulas. Caso o professor avalie que necessita de mais tempo ou de um aprofundamento de certas questões, ele poderá utilizar maior número de aulas. O professor encontrará, no final deste texto, os links para as outras duas aulas.

Esta terceira aula será expositiva, voltada: 1) à apresentação, por parte do professor, dos resultados das pesquisas de cada grupo; e 2) ao encerramento da discussão do tema.

Comentário

As estratégias pedagógicas para o desenvolvimento do tema, nas três aulas, abrangem: 1) prática de leitura e interpretação crítica de textos; 2) debates a partir de exposição oral; 3) prática de pesquisa histórica e sociológica.

Estratégias

1) O professor analisa as conclusões dos alunos e faz uma síntese oral sobre o tema, salientando os aspectos que considerar importantes.

2) O professor faz um levantamento das dúvidas e dos questionamentos dos alunos.

3) Discussão sobre o direcionamento da aula e o aprendizado obtido.

Sugestões bibliográficas

Revolução

Golpe de Estado

Dicionário de Política. Norberto Bobbio, Nicola Matteucci e Gianfranco Pasquino. Editora Universidade de Brasília.

Estados e revoluções sociais. Theda Skocpol. Editora Presença, Portugal.

Veja também:

Revolução e mudança social - 1

Revolução e mudança social - 2

é cientista social, mestre em sociologia-política e doutorando em ciências sociais; autor do livro "Comissão Justiça e Paz de São Paulo: Gênese e Atuação Política -1972-1985" (Edufscar).

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