UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Reforma Ortográfica

Livro da ABL com a nova ortografia chega às livrarias

Atualizada às 15h18, com informações do MEC

A quinta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa chegou hoje às livrarias do País. O Volp, como o vocabulário é chamado na ABL (Academia Brasileira de Letras), vai resolver as dúvidas que os brasileiros carregam desde o primeiro dia da entrada em vigor do acordo ortográfico, em 1º de janeiro. Editado pela Global, a obra demorou quatro meses para ficar pronta e será vendida a R$ 120.

O trabalho foi realizado por uma equipe de 17 pessoas, entre lexicógrafos e revisores, sob o comando do filólogo e gramático Evanildo Bechara, que resultou num volume com 887 páginas, num total de 349.737 vocábulos. Ao contrário dos dicionários, o vocabulário não traz definições das palavras, mas a classe gramatical e a indicação de como se pronuncia. "Ele está sendo visto como uma espécie de Messias", disse Sérgio Pachá, um dos mais experientes integrantes da Comissão de Lexicografia e Lexicologia da ABL, sobre a expectativa pelo lançamento do vocabulário para sanar as dúvidas quanto às novas regras.

Volp em todas as escolas


O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou que todas as escolas públicas vão receber um exemplar do novo Volp (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) na última quarta (18). Segundo o censo de 2007, há cerca de 170 mil escolas públicas no país.

O anúncio foi feito durante a entrega simbólica dos primeiros exemplares do novo vocabulário, pelo presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Cícero Sandroni, aos ministros Fernando Haddad, Luiz Dulci (da Secretaria-Geral da Presidência da República) e Juca Ferreira (da Cultura), no Palácio do Planalto.

"O trabalho de disseminação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa nas salas de aula começa agora com o lançamento do VOLP, ou haveria insegurança quanto à aplicação de várias palavras", explicou o ministro.

O lançamento oficial do Volp será realizado na quinta-feira (19), no teatro da ABL, e pretende levar representantes do dos governos dos países lusófonos.

Em sua quinta edição, com 976 páginas e 349.737 vocábulos, o Volp incorpora as novas normas estabelecidas pelo Acordo Ortográfico de 1990, em vigor desde 1º de janeiro deste ano.

Compartilhe:

    Receba notícias

    DICA DO DIA

    Os acentos de 'têm' e 'vêm' não mudaram

    Entenda a regra

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host