UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Reforma Ortográfica

Guia do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é divulgado em braile

Ana Okada
Em São Paulo
Mesmo quem não enxerga terá de se adaptar às novas regras de escrita da língua portuguesa. O Acordo Ortográfico também influencia o sistema braile, em que pontos em relevo no papel decodificam letras e pontuação.

Foi lançado ontem (15), pelo Senado, o Guia do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa na versão braile.

TV Senado/Divulgação
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em braile
Ele será distribuído a entidades representativas dos deficientes visuais, como ONGs, associações e secretarias estaduais.

O livro foi elaborado pela Seep (Secretaria Especial de Editoração e Publicações), por requerimento do senador Romeu Tuma (PTB-SP). Segundo ele, a idéia é enviar a publicação também para os demais países de língua portuguesa: "assim, os cegos poderão acompanhar a literatura que for modernizada na língua portuguesa".

Adaptação é a mesma

Segundo Regina de Oliveira, coordenadora de revisão da Fundação Dorina Nowill, em São Paulo, é possível colocar no sistema todos os tipos de transcrição, do português comum a fórmulas científicas e partituras. Para ela, será necessário um tempo para se acostumar às novas regras, "mas as dificuldades serão as mesmas de quem enxerga".

Cerca de 0,5% da população mundial não enxerga, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). Dos casos registrados, 90% se encontram em países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos e 80% deles poderiam ser prevenidos se fossem detectados com antecedência.

Pelos dados do Censo de 2000, no Brasil existem 148.000 pessoas com cegueira total e 2,5 mihões com baixa visão. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), as escolas brasileiras têm pouco mais de 8.600 alunos cegos; a maioria está nas mesmas salas de aulas de crianças e adolescentes que enxergam.

A velha ortografia será aceita até dezembro de 2012.

Compartilhe:

    Receba notícias

    DICA DO DIA

    O uso do circunflexo em 'fôrma' é facultativo

    Entenda a regra

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host