A Natureza Ama Esconder-Se

Livro une a divulgação científica ao estudo de filosofia

"A Natureza ama esconder-se." A constatação - que aponta para a diferença entre aparência e essência -, foi feita pelo filósofo pré-socrático Heráclito de Éfeso (550-480 a.C.) e dá o título ao primeiro livro de divulgação científica do físico Shimon Malin, professor da Colgate University (Hamilton, Nova York). Malin, uma autoridade internacionalmente reconhecida na área de mecânica quântica, relatividade geral e cosmologia, tem se dedicado ao estudo das relações entre a ciência e a filosofia.

Em "A Natureza Ama Esconder-se", com uma linguagem ágil e bem humorada, o cientista leva o leitor a uma surpreendente viagem pela teoria quântica e o pensamento filosófico ocidental, explorando a relação entre a mecânica quântica e as reflexões de grandes filósofos da Antigüidade, como Platão e Plotino, ou do mundo contemporâneo, como o britânico Alfred North Whitehead (1861-1947) - este mais conhecido no Brasil pela co-autoria de "Principia Mathematica", juntamente com Bertrand Russell.

Partindo de uma célebre controvérsia entre Niels Bohr e Albert Einstein, Shimon Malin propõe uma nova e profunda compreensão da realidade, num texto em que vastos insights humanísticos são fundamentados por um profundo conhecimento científico. Um breve parágrafo da Introdução talvez seja eloqüente para sintetizar a proposta do livro:

"A visão de Dante [Alighieri, na Divina Comedia] proporcionou a cada ser humano um lugar de grande significado e de grande dignidade. O autor-peregrino termina sua jornada na mais alta esfera celestial. Com Copérnico, começamos nossa espiral descendente. Ela conduziu à atual visão cosmológica de mundo, de acordo com a qual somos habitantes insignificantes de um insignificante grão de poeira num Universo de galáxias giratórias.

Uma tentativa para nos dotar com um significado cosmológico em um tal Universo parece absurda. E no entanto, este mesmo Universo é apenas um paradigma, não a verdade. Quando você chegar ao final do livro, poderá estar querendo se juntar a mim para especular sobre uma visão alternativa segundo a qual, surpreendentemente, a dignidade que Dante nos atribuiu é restaurada, ainda que num contexto pós-moderno."

Indicações

O texto pode complementar a formação profissional do professor de física, ao mesmo tempo em que o introduz no universo das reflexões filosóficas. Trata-se de um texto de divulgação científica, que, portanto, deveria ser acessível ao aluno do Ensino Médio. No entanto, é importante ressalvar que este precisa apresentar um bom domínio da leitura e/ou interesse maior no tema.

A Natureza Ama Esconder-se

Shimon Malin

Horus Editora

320 págs.

UOL Cursos Online

Todos os cursos