Arte-Educação

Textos discutem papel e potencial da criação em sala de aula

Rever o potencial crítico da criação é um tema da maior importância, que permeia os diversos artigos que compõem este livro. Nesse processo, a arte-educação tem papel de destaque porque se estabelece como elo entre o sujeito criativo e o cidadão participativo, investindo na arte como forma de conhecimento e como exercício de criatividade.

Na verdade, o exercício da criatividade que a arte-educação contempla privilegia o experimentar e o aprendizado, mediados sempre pela ação racionalizadora e pelo entendimento. A criação artística e educacional é fundamentalmente um processo e tem um ponto único de partida e de chegada: o sujeito, o indivíduo que cria.

Portanto, uma experiência artístico-educativa prevê um grau aprofundado de introspecção, uma espécie de encontro consigo mesmo ou com o grupo: é a busca da individualidade e da intersubjetividade, que o cotidiano, de um modo geral, anula.

A complexidade deste universo artístico e educativo é tratada nos 11 artigos que compõem este volume, seja elaborando um perfil teórico, seja relatando experiências concretas ou refletindo a partir delas.

Para dar uma idéia da temática abordada, citamos - aleatoriamente - alguns títulos dos ensaios aqui reunidos:

  • Sobre a palavra criatividade: o que nos levam a pensar Piaget e Vigotski, de Luiza Helena da Silva Christov;
  • Qual o lugar da arte na educação?, de Rejane Galvão Coutinho;
  • Experiência estética e formação de educadores: mais perguntas do que respostas, de Amélia Natalina Cosntante Garcia;
  • A formação de arte-educadores que atuam em museus e exposições: considerações sobre uma pesquisa que se inicia, de Valéria Peixoto de Alencar.


 

Arte-Educação: Experiências, Questões, Possibilidades

Luiza Helena da Silva Christov e Simone Ribeiro de Mattos (orgs.)

Expressão & Arte Editora

94 págs.

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