Arte-Educação
Textos discutem papel e potencial da criação em sala de aula
Rever o potencial crítico da criação é um tema da maior importância, que permeia os diversos artigos que compõem este livro. Nesse processo, a arte-educação tem papel de destaque porque se estabelece como elo entre o sujeito criativo e o cidadão participativo, investindo na arte como forma de conhecimento e como exercício de criatividade.
Na verdade, o exercício da criatividade que a arte-educação contempla privilegia o experimentar e o aprendizado, mediados sempre pela ação racionalizadora e pelo entendimento. A criação artística e educacional é fundamentalmente um processo e tem um ponto único de partida e de chegada: o sujeito, o indivíduo que cria.
Portanto, uma experiência artístico-educativa prevê um grau aprofundado de introspecção, uma espécie de encontro consigo mesmo ou com o grupo: é a busca da individualidade e da intersubjetividade, que o cotidiano, de um modo geral, anula.
A complexidade deste universo artístico e educativo é tratada nos 11 artigos que compõem este volume, seja elaborando um perfil teórico, seja relatando experiências concretas ou refletindo a partir delas.
Para dar uma idéia da temática abordada, citamos - aleatoriamente - alguns títulos dos ensaios aqui reunidos:
- Sobre a palavra criatividade: o que nos levam a pensar Piaget e Vigotski, de Luiza Helena da Silva Christov;
- Qual o lugar da arte na educação?, de Rejane Galvão Coutinho;
- Experiência estética e formação de educadores: mais perguntas do que respostas, de Amélia Natalina Cosntante Garcia;
- A formação de arte-educadores que atuam em museus e exposições: considerações sobre uma pesquisa que se inicia, de Valéria Peixoto de Alencar.
Arte-Educação: Experiências, Questões, Possibilidades
Luiza Helena da Silva Christov e Simone Ribeiro de Mattos (orgs.)
Expressão & Arte Editora
94 págs.