Coleção Paulista

Imprensa Oficial resgata obras fundamentais da historiografia de São Paulo

Por iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, sua Imprensa Oficial e a Fundap - Fundação do Desenvolvimento Administrativo estão lançando uma série de obras fundamentais para o estudo e a compreensão da história de São Paulo e do Brasil: a "Coleção Paulista", formada por livros e autores que discutem o Estado e o País, no âmbito da história econômica, social política e cultural.

Os títulos seguiram critérios de relevância na temática e na abordagem. Alguns são polêmicos e apresentam as disputas travadas tanto no Império quanto durante a República.

Coordenada pelo historiador Marco Antônio Villa, a "Paulista" teve início com os seguintes títulos: "Manifestos e Mensagens", de Campos Salles; "Discursos Parlamentares", de José Bonifácio, o Moço; "A Província de São Paulo", de Joaquim Floriano de Godoy; "Cartas Sertanejas e Procellarias", de Júlio Ribeiro; e "Agora Nós!", de Paulo Duarte. Por eles e seus autores, evidencia-se a amplitude que a coleção já alcança.

A intenção que subjaz à "Paulista" também não é pequena: mais do que a historiografia oficial do Estado e os tradicionais elogios aos quatrocentões e à gente bandeirante, a coleção quer justamente romper com a visão conservadora de uma elite paulista monolítica que teria atuado em bloco na cena política nacional.

Também é digno de louvor o trabalho editorial: o projeto gráfico é simples, mas arrojado; os textos são apresentados em versão fac-similar da edição original e contam com uma apresentação introdutória assinada por nomes de destaque dos estudos históricos. Boris Fausto, por exemplo, assina o prefácio ao livro de Paulo Duarte, e José Leonardo Nascimento é o responsável pela introdução aos artigos políticos de Júlio Ribeiro - escritor mais conhecido pela autoria do romance naturalista "A Carne".

Por fim, cumpre registrar que a iniciativa do Governo estadual vem em boa hora: outros Estados da Federação, como o Rio de Janeiro, a Bahia e Minas Gerais, têm se dedicado com mais afinco ao resgate de sua memória nos últimos tempos. Pela contribuição que dada ao país desde 1532, quando da fundação da vila de São Vicente, São Paulo não podia, nem merecia ficar para trás.
 

Coleção Paulista

Manifestos e Mensagens

Campos Salles

Apresentação: Julio Pimentel Pinto
 

Discursos Parlamentares

José Bonifácio de Andrada e Silva

Apresentação: Marco Antonio Villa

A Província de São Paulo

Joaquim Floriano de Godoy

Apresentação: Tania Regina de Luca
 

Cartas Sertanejas e Procellarias

Julio Ribeiro

Apresentação: José Leonardo nascimento
 

Agora Nós!

Paulo Duarte

Apresentação: Boris Fausto

UOL Cursos Online

Todos os cursos