Contando histórias em versos

Segredos da poesia e do romanceiro popular

Ana Lúcia Brandão

"Contando histórias em versos" é uma obra que resultou de um curso que Bráulio Tavares ministrou no teatro Brincante de São Paulo. O autor é ficcionista, dramaturgo e poeta. Desenvolve grande parte de seu trabalho nos gêneros do cordel e da música popular, como letrista.

Sendo profundo conhecedor do assunto, Braulio apresenta clareza e objetividade na organização da obra, que foi dividida em três partes: na primeira, ele discorre sobre os elementos que constituem a linguagem poética, tais como o ritmo, as rimas, os vários tipos de verso, as formas fixas, os esquemas métricos, o jogo das idéias e das imagens. Como exemplos, usa a obra de poetas que vão de Gonçalves Dias a João Cabral de Melo Neto.

Na segunda parte, o leitor recebe esclarecimentos sobre a poesia narrativa. Tavares analisa textos de várias tradições literárias, propondo que se observem seus elementos essenciais como a ação, a descrição, os diálogos e a narração.

Na última parte, o autor se dedica ao romanceiro popular brasileiro, herança ibero-portuguesa que adquiriu forma, temas e assuntos próprios na nossa terra. Essa infindável tessitura de histórias que vem se formando desde o século 16 e que se espalhou por todo nordeste brasileiro graças a literatura de cordel é assunto que Tavares conhece em toda sua variedade e riqueza.

Trata-se de um livro ótimo para ser trabalhado em sala de aula, seja em língua portuguesa ou ainda num trabalho interdisciplinar com história do Brasil para alunos do Ensino Fundamental II.
 

Contando histórias em versos

Bráulio Tavares

Editora 34

162 págs.
 

Fonte: é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, analista e consultora na área de literatura infanto-juvenil, e autora do livro infantil "A Lenda do Amaru".

UOL Cursos Online

Todos os cursos