Dez Provas da Existência de Deus

Coletânea traz textos essenciais de grandes filósofos

Considerando que a existência de Deus é uma questão que atravessou mais de dois mil anos de história da filosofia, esta antologia reúne argumentos que se tornaram fundamentais para a filosofia da religião, abrangendo textos de pensadores que vêm da Grécia antiga à Idade Moderna.

O livro procura também contextualizar o momento histórico e filosófico de cada um dos autores que produziram essas provas, a saber: Aristóteles, Cícero, Sexto Empírico, Agostinho, Anselmo, Tomás de Aquino, Descartes, Malebranche, Berkeley e Hume.

Vale destacar as presenças de Sexto Empírico, Malebranche e Berkeley, cujas obras não se encontram com facilidade nas estantes das livrarias brasileiras. Por outro lado, não se pode deixar de notar a ausência de pensadores mais recentes, senão contemporâneos, em especial William James, Henri Bergson e Karl Jaspers, que se debruçaram e apresentaram argumentos originais sobre a questão.

Ausências, porém, sempre podem ser apontadas em qualquer coletânea e, nesse sentido, a crítica acaba por ser tão arbitrária quanto sempre será toda seleção de textos. Para escapar à tautologia, portanto, é melhor dizer que a "Apresentação" do organizador não deixa de apresentar uma justificativa para suas escolhas.

"Dez Provas da Existência de Deus" foi organizado por Plínio Junqueira Smith, doutor em filosofia pela USP, com pós-doutorado em Oxford. É o coordenador de pós-graduação em filosofia da Universidade São Judas.

Indicação

Para todo o estudante de filosofia que queira aprofundar a reflexão sobre essa que é uma das questões-chave da disciplina. No caso do ensino médio, o professor talvez pudesse dividir a classe em grupos, deixando que cada um deles se encarregasse dos argumentos de cada filósofo reunido na obra.
 

Dez Provas da Existência de Deus

Plínio Junqueira Smith (org.)

Alameda Editorial

299 págs.

UOL Cursos Online

Todos os cursos