Dicionário de Termos Financeiros e Bancários

Obra ajuda o público em geral a decifrar o "economês"

O "Dicionário de Termos Financeiros e Bancários", lançado na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), na capital paulista, foi organizado com base em textos veiculados em portais da internet e publicações impressas de associações financeiras, federações, institutos de pesquisa e bancos.

De 549 textos, oriundos de reportagens jornalísticas e livros institucionais, foram extraídas mais de 1,5 milhão de palavras. Destas, mais de 780 verbetes usados no mercado de capitais foram reunidos nessa publicação inédita no país, de autoria da lexicógrafa Maria Tereza Camargo Biderman, professora aposentada da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara (SP).

A partir dessa base textual informatizada, um programa de computador identificou 780 verbetes que foram citados com mais freqüência pelo universo financeiro. As definições de cada termo também foram extraídas dos textos do banco de dados e de informações da literatura especializada na área, cuja bibliografia completa está listada na parte final do dicionário.

Cada verbete inclui uma palavra em português e o termo correspondente em inglês. Em seguida vêm a definição, indicação de sinônimos e citação de outros verbetes que ajudam a compreender melhor o significado de uma palavra. Indicações, em alguns casos, de leis brasileiras e outros documentos que embasam o conceito definido, de modo a detalhar a aplicação prática dos verbetes, também integram o conteúdo da obra.

A produção do "Dicionário de Termos Financeiros e Bancários, lançado pela Disal Editora, teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da FAPESP. Abaixo, transcrevemos um verbete que possibilita formar uma idéia mais clara da obra resenhada:

"Endosso / indorsement

Transferência da propriedade do título de crédito a um terceiro, além dos direitos nele especificados, por meio de assinatura no verso do documento. O credor que transfere seu título é chamado endossante ou endossador, o que o recebe, endossatário. O título poderá ser endossado inúmeras vezes, O endosso, além de produzir como efeito a transferência de titularidade do documento, torna o endossante coobrigado solidário ao pagamento da obrigação expressa pelo título, tomando-se, desse modo, uma espécie de garantia. O endosso pode ser: a) regular, que assume as modalidades em preto, no qual escreve-se o nome do endossatário, sobre a assinatura do endossante, e a data da transmissão, e em branco ou incompleto, em que não se indica o nome do endossatário; b) irregular, que abrange as modalidades de endosso mandato ou endosso-procuração, que não transfere a propriedade do título, apenas a posse da letra sendo que o crédito permanece pertencente ao endossante, e de endosso-caução, em que o endossante transfere ao endossatário a letra apenas como uma garantia de outra obrigação assumida.

Ver: título de crédito; credor; endossar; titularidade; obrigação (obrigações); garantia; obrigação (obrigações)."

Indicação

O público-alvo da publicação é composto de investidores, jornalistas, professores e estudantes de economia e áreas afins. No entanto, o objetivo central da obra é permitir que termos e práticas econômicas sejam conhecidos do grande público, no qual não pode deixar de ser incluído o estudante secundarista, o professor de matemática e, eventualmente, o de sociologia e história.
 

Dicionário de Termos Financeiros e Bancários

Maria Tereza Camargo Biderman

Disal Editora

440 págs.

UOL Cursos Online

Todos os cursos