Filosofia na escola: diferentes abordagens

Temas e debates relevantes para o ensino de filosofia

Buscar a consolidação da presença da filosofia na escolar e colaborar para o aprimoramento de seu ensino é o eixo articulador de "Filosofia na escola: diferentes abordagens", coletânea de cinco artigos organizada por Renê J. T. Silveira e Roberto Goto, professores do Departamento de Filosofia e História da Educação, da Faculdade de Educação da Unicamp (SP).

Os textos apresentam temas e debates que "os autores consideram relevantes e pertinentes como sugestões de trabalho para os professores de filosofia do ensino médio da rede pública estadual de ensino".

O texto de Pedro Goergen, que abre o volume, trata de Homero e Hesíodo e busca as origens da filosofia e da educação. Parte do pressuposto de que o homem que é objeto da filosofia é um ser histórico e perfectível, para daí concluir que "um dos temas diletos da filosofia ensinada na escola deva ser a própria formação ou educação do ser humano [...] tema eminentemente filosófico e eminentemente histórico".

A seguir, Lidia Maria Rodrigo faz uma reflexão sobre a obra de Maquiavel e as relações entre ética e política, uma questão sempre atual, cuja importância é indiscutível para qualquer currículo de filosofia. Vêm depois os artigos dos organizadores do volume, respectivamente problematizando a proposta de ensino de filosofia para crianças de Matthew Lipman e examinando as relações entre ética, estética e educação.

"Conhecimento, experiência, lição"

Finalmente Luiza Helena da Silva Christov pensa a importância da filosofia para os professores a partir de três palavras, "palavras centrais da condição docente", de acordo com o que são concebidas por Platão, Montaigne e Rousseau. Buscando compreender os sentidos que essas três palavras assumem nos autores escolhidos, Christov explicita sua pertinência e importância para a reflexão e a prática dos educadores nos dias atuais.

Convém ressaltar que o volume "Filosofia na escola: diferentes abordagens" integra a coleção Filosofar é Preciso, da Edições Loyola, que pretende oferecer instrumentos de trabalho para professores de filosofia no ensino médio. A coleção, dirigida por professores de várias universidades do país, especializados no ensino de filosofia, busca aliar a clareza na exposição ao rigor conceitual que a disciplina exige.
 

Filsofofia na escola: diferentes abordagens

Renê J. T. Silveria e Roberto Goto

Edições Loyola

128 págs.

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