Leonardo Desde Vinci

Moulin e Matuck recriam vida e época do genial renascentista

Diversas circunstâncias externas à obra têm de ser mencionadas antes de se falar do livro "Leonardo Desde Vinci" propriamente dito. Em primeiro lugar, seus autores. Nilson Moulin é um dos maiores tradutores contemporâneos do idioma italiano no Brasil, responsável pela versão em língua portuguesa da maior parte da obra de Italo Calvino. Rubens Matuck é escritor, ilustrador e artista plástico, reconhecido e premiado internacionalmente nestas duas últimas ocupações.

Para escrever o livro (e também ilustrar, no caso de Matuck), os dois se dedicaram a uma pesquisa de cinco anos, que incluiu três viagens à Toscana e mais especificamente a Vinci, a cidade onde nasceu Leonardo. Além disso, os autores não quiseram somente repetir o que já está registrado em outros livros sobre o grande renascentista italiano.

Assim, optaram por contar a vida de Leonardo enfatizando sua infância e adolescência, já que o livro se destina a leitores a partir dos 10 anos. Além disso, escolheram uma linguagem tão múltipla quanto a personalidade-tema: poesia em prosa, narrativas recontadas e trechos traduzidos de textos florentinos do século 15.

O resultado é um livro que estimula a imaginação do leitor, despertando, ao mesmo tempo, curiosidade e admiração pela personagem histórica focalizada. Nesse sentido, expressa a proposta da obra o hai-kai do poeta japonês Bashô, traduzido livremente pelos autores: "Não busco o que os antigos criaram, mas sim o que eles almejaram".


 

Leonardo Desde Vinci


Nilson Moulin e Rubens Matuck

Cortez Editora

94 págs.

UOL Cursos Online

Todos os cursos