O Grande Jogo

Lugares incomuns sobre a Guerra Fria, a globalização e a realidade atual

No debate cultural e político brasileiro, costumam prevalecer as certezas antecipadas e as simplificações corriqueiras. Abusam-se, por exemplo, das palavras "crise" ou "esquerda". Ora, crise é transição, é simplesmente o intervalo que separa períodos de estabilidade. Já "esquerda" é um termo que necessita vir acompanhado de uma definição mais precisa, pois por si só ele já não apresenta nenhum significado.

Em um ambiente em que a discussão está marcada pelo jogo de interesses, pelo silêncio dos intelectuais e pela ignorância das massas, com certeza se destacam as idéias de Demétrio Magnoli, um pensador independente, que refuta chavões e preconceitos e delineia um debate que se movimenta com destreza no campo das idéias.

Neste livro,o autor faz uma reflexão aberta acerca das heranças da Guerra Fria,das diversas faces da globalização,das origens do terror,da jihad "global",da identidade européia,do governo Lula e da transição sombria de um mundo conhecido para outro nebuloso. Como se vê, em matéria de atualidade, não é preciso dizer mais nada.

Em "O Grande Jogo - Política, Cultura e Idéias em tempo de Barbárie", o leitor não encontrará uma teoria de conjunto ou uma série de conclusões analíticas, mas um debate inteligente acerca dos grandes temas da política contemporânea.

Vale lembrar que Magnoli, bacharel em ciências sociais e doutor em geografia humana pela USP é diretor editorial do jornal "Mundo - Geografia e Política Internacional", uma bem sucedida experiência de levar as discussões sobre atualidades de uma maneira palpitante às escolas.

Sobre "O Grande Jogo", porém, não é importante que se façam aqui grandes divagações. Pode-se recorrer ao testemunho - ponderado e insuspeito - de um grande sociólogo e ex-presidente da República. Ninguém menos que Fernando Henrique Cardoso prefacia a obra, explicando que "não é preciso concordar com tudo o que nele está escrito para reconhecer os muitos méritos deste livro de Demétrio Magnoli".

Segundo FHC, "Magnoli escreve como quem combate. Seu estilo é ferino e sua linguagem, vez ou outra, pode soar abusada. Mas o seu campo de batalha é o das idéias, onde se movimenta com destreza, mobilizando amplo repertório de conhecimentos da história, da geografia e de outras ciências humanas, sempre dentro das fronteiras de um debate civilizado."

Indicações

O livro se presta a vários debates em sala de aula, seja no âmbito de história, geografia, filosofia ou sociologia. Leva o leitor a pensar sobre o que o autor diz e a procurar se situar, a tomar partido sobre aquilo que é dito.


 

O Grande Jogo

Demétrio Magnoli

Ediouro

272 págs.

UOL Cursos Online

Todos os cursos