Sêneca
Obras do pensador latino são verdadeira iniciação à filosofia
Sempre surpreendente e atual, a obra de Lúcio Aneu Sêneca (Séc. 1 a.C - séc. 65 d.C) tem ingredientes capazes de seduzir o leitor de hoje, mesmo aqueles menos informados, acostumados somente aos livros de auto-ajuda. Sêneca oferece uma filosofia prática, de aconselhamento para a vida. Mas seus textos podem também ser uma porta de entrada para a reflexão filosófica.
Por trás de um estilo claro, persuasivo, marcado pela beleza das imagens e por sintéticas "sententiae" (sentenças) que têm a força didática dos provérbios, Sêneca propõe uma visão de mundo que considera o universo divino, um organismo vivo, perfeitamente ordenado e permeado por um Deus.
O homem deve viver de acordo com esta natureza do Cosmos e aceitar seus destino com serenidade, considerando toda adversidade como um exercício ordenado pela Providência para aprimorá-lo. É o que afirma nos breves tratados "Sobre a Providência Divina e Sobre a Firmeza do Homem Sábio", reunidos num único volume, bilíngüe, com a tradução assinada pelo latinista Ricardo da Cunha Lima.
Em "Sobre a Providência Divina", o filósofo procura explicar porque os males atingem aos homens bons e como reagir diante deles. O segundo texto complementa o primeiro, apresentando os fundamentos para manter uma postura inabalável e tranqüila, encarando qualquer sofrimento como um exercício da virtude individual.
Indicação
Para os alunos do Ensino Médio, Sêneca oferece a possibilidade de entrar em contato direto com a obra de um filósofo, em linguagem acessível, abordando questões práticas de ética e comportamento.
Sobre a Providência divina e Sobre a Firmeza do homem sábio
Tradução de Ricardo da Cunha Lima
Editora Nova Alexandria
136 págs.