UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Pais e Professores > RESENHAS

Cor do Preconceito

Ficção e textos dissertativos discutem o tema em livro para adolescentes

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação


Folha Imagem
"A Cor do Preconceito" reúne ficção baseada em fatos reais e um conteúdo informativo bastante abrangente e ricamente ilustrado. O livro foi escrito a seis mãos pela ficcionista Carmen Lucia Campos, pela pesquisadora, professora e historiadora Vera Vilhena, além da antropóloga, pesquisadora e diretora do Geledés - Instituto da Mulher Negra, Sueli Carneiro.



Na história criada por Carmen, o tema do preconceito de cor aparece de modo contundente, num enredo que a autora trabalhou com maestria. Nele, destaca-se a adolescente negra Mira, excelente aluna de uma escola da periferia, que, graças a seus esforços, consegue uma bolsa de estudos num dos melhores colégios da cidade.



Em sua nova etapa de vida, ela terá de enfrentar questões ligadas à sua identidade e procurar amadurecer diante de posturas racistas, preconceituosas e intolerantes. Alegria, expectativa, frustração e determinação fazem parte dessa história sensível que certamente levará o leitor a refletir sobre o seu relacionamento com o outro em meio à pluralidade em que vive.



Já a abordagem informativa, disponível em pequenas notas explicativas junto à narrativa e grandes conjuntos de texto ao longo do livro, ressalta a história da África e a influência dos negros na formação do povo brasileiro.



Além disso, retoma tópicos abordados na ficção e traça um retrato bastante realista da atual situação dos negros no Brasil. Pequenos ensaios, letras de música, fotos, depoimentos e dados estatísticos enriquecem e aprofundam o texto.



Indicações


Pode ser adotado como leitura para os alunos a partir da 7ª. Série. Acompanha suplemento do Professor, que apresenta questões sobre o tema e projetos pedagógicos interdisciplinares para serem trabalhados em sala de aula.


A Cor do Preconceito
Carmen Lucia Campos, Sueli Carneiro e Vera Vilhena
Editora Ática
136 págs.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Lição de Casa

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host