UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

31/05/2007 - 19h01

Universidades públicas ganham das particulares no Enade 2006

Da redação
Em São Paulo
Nas 15 áreas de conhecimento avaliadas pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho) 2006, as universidades públicas são melhores que as particulares. Os resultados foram divulgados nesta quinta (31) pelo Ministério da Educação.

Segundo Reynaldo Fernandes, presidente do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais), que organiza o exame, o bom desempenho das instituições públicas já é observado há algum tempo, desde a época do antigo Provão. "O que nós estamos mostrando agora, com o IDD, é que além de terem melhores alunos formados, as instituições públicas também agregam mais [conhecimento] que as privadas", disse à Agência Brasil.

O IDD (Indicador de Diferença entre o Desempenho Observado e o Esperado) mostra a diferença entre o desempenho esperado e o alcançado na prova pelos formandos, revelando assim quanto conhecimento foi agregado. Varia de 1 a 5.

Nesse índice, o Enade aponta que 10,2% das públicas tiveram nota máxima (5) -- contra 5,6% das particulares -- e 28,9% conseguiram 4 -- contra 23,7% das particulares.

No Conceito Enade, que varia de 1 a 5 e avalia de forma conjunta o desempenho dos alunos ingressantes e concluintes, 21,2% dos cursos da instituições públicas alcançam nota máxima -- contra 1,6% das privadas -- e 33,1% tiveram 4 -- contra 14,6% das privadas.

O Enad avaliou mais de 386 mil alunos de 5.071 cursos que englobam 15 áreas de conhecimento em 1.600 instituiçõe -- em 871 municípios dos 26 Estados e do Distrito Federal.

As informações são da Agência Brasil
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Sobre o Enade Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host