UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

26/08/2007 - 19h09

Para estudantes, questões e redação estavam fáceis

Da redação
Em São Paulo
Os candidatos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2007 neste domingo ouvidos pelo UOL Educação acharam a prova fácil. Para o estudante de São Paulo Bruno Kobayashi, 18, o Enem chega a subestimar o potencial do aluno. "O nível de dificuldade é banal. Nem precisa ser aluno do ensino médio para responder a algumas questões", disse.

Kobayashi, que pretende fazer vestibular para engenharia civil, acabou o exame muito antes do prazo. "Tive de esperar até as 17h para sair com a prova, mas eu acabei às 15h. Não achei nenhuma questão difícil. Estou feliz, confiante."

Folha Imagem
Alexandre Libanore (à esq.), 18, e Bruno Kobayashi, 18, acharam a prova fácil
Para Anelise Reis, 17, que tenta gestão ambiental, o exame é mais fácil do que os vestibulares das universidades mais tradicionais, mas tem um bom nível. "É uma prova em que você tem que parar para pensar e entender a lógica da questão. Mas as perguntas cobram menos cálculos que os vestibulares. E para mim, que tenho dificuldades em exatas, isso facilita muito."

Ela também disse que foi privilegiada porque a prova teve várias questões ligadas a temas ambientais. "São assuntos de que, obviamente, eu gosto muito. Leio muito sobre o tema, e isso me ajudou. Achei mais simples que o Enem de 2006."

Alexandre Libanore, 18, que presta engenharia, também achou o exame fácil, mas acredita que quem não tem o costume de ler pode ter tido certa dificuldade. "Você precisava analisar o que estava sendo pedido."

A redação, que abordou o tema da convivência com as diferenças, não assustou o estudante. É um assunto muito falado, da atualidade, que está sempre na mídia."

Para quem ainda não terminou o ensino médio, a prova estava um pouco mais difícil. Bruna Pratt, 16, que está no segundo ano, disse que o exame objetivo cobrou assuntos que ela ainda não conhece. Além disso, como os enunciados cobravam muita interpretação de textos, a prova ficou um pouco cansativa. A redação, para ela, foi a parte mais fácil, porque o tema era muito atual.

"Foi uma eperiência nova, bem interessante. Foi minha primeira prova. Ainda não prestei nenhum vestibular", disse a estudante, que pretende tentar uma vaga em dança no próximo ano.

Leia mais:
  • Veja resolução e gabaritos oficiais
  • Alunos da rede pública encaram Enem como vestibular
  • No Rio, estudantes fazem Enem para trocar de cursos
  • Prova do Enem não trouxe surpresas, dizem professores
  • Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

      Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

      Lição de Casa

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host