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21/09/2007 - 20h13

Enem 2007 registra menor índice de abstenção em sete anos

Da redação
Em São Paulo
Mais de 2,7 milhões de estudantes fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2007, segundo dados preliminares divulgados nesta sexta-feira (21) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

O índice de abstenção à prova, aplicada em 26 de agosto, foi de 23,4%, o menor desde 2000. Ao longo das dez edições do exame, passa de 10 milhões o número de participantes na prova.

Paraná foi o estado que apresentou o maior índice de presentes: 80,6%. O segundo foi o Piauí, com 80,4%. O Acre foi a unidade da Federação que teve o mais baixo índice de abstenção, 70,2%, seguido de Roraima, 71,1%.

Em números absolutos, São Paulo apresentou o maior número de participantes: 766.161. Foram 75,7% de participação.

A prova foi aplicada no dia 26 de agosto para 3.568.592 estudantes. Veja os gabaritos oficiais e a resolução completa do exame, feita por professores do Objetivo.

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Estudantes fizeram prova das 13h às 18h
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Avaliação de desempenho
O principal objetivo do exame é avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica. Os estudantes não são obrigados a fazer a prova, mas podem aproveitar a nota para obter uma vaga na universidade.

A prova permite ao estudante participar de programas como o Prouni (Programa Universidade para Todos). No segundo semestre de 2007, só se inscreveu no Prouni o estudante que obteve nota mínima de 45 pontos (média aritmética entre as provas de redação e conhecimentos gerais) no exame.

Para a elaboração da prova do Enem, constituída de uma parte objetiva e uma redação, é utilizada uma matriz de competências. Nesse caso, a palavra competência está ligada à capacidade do estudante, entre outras coisas, em dominar a norma culta da língua portuguesa, compreender fenômenos naturais, enfrentar situações-problema, construir argumentações consistentes e elaborar propostas que atentem para as questões sociais.

As competências correspondem a um conjunto de "habilidades", que seria a demonstração prática dessas competências. Assim, as 63 questões da prova objetiva não favorecem a decoreba, não oferecem pegadinhas nem exigem macetes.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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