UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

23/11/2007 - 10h46

Confira o boletim individual com os resultados do Enem 2007

Da redação
Em São Paulo
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) liberou, na manhã desta sexta-feira (23), a consulta ao boletim individual de notas do Enem 2007 (Exame Nacional do Ensino Médio). Devido ao grande número de acessos, o site está congestionado e o link disponibilizado tem apresentado instabilidade desde quando foi colocado no ar. O Inep tenta resolver o problema, mas ainda não informou uma previsão de quando voltará ao normal. O documento também será enviado aos alunos, pelos Correios, a partir desta sexta.

Ansiosos pelos resultados, participantes do exame conseguiram burlar na última quarta-feira (21) -- data prevista para sair o resultado -- o sistema do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) que dá acesso à consulta das notas individuais. Segundo o órgão do MEC (Ministério da Educação), o banco de dados foi construído para ser uma base de testes e o boletim disponível no site não conferia com o resultado real -- alguns links ainda estavam sem funcionamento.

A prova foi aplicada no dia 26 de agosto para 3.568.592 estudantes. O índice de abstenção foi de 23,4%, o menor desde 2000. Ao longo das dez edições do exame, passa de 10 milhões o número de participantes na prova.

No Enem 2007, os alunos receberam média de 51,52 pontos, numa escala de zero a cem. Na redação, eles se saíram melhor: a média foi de 55,99. A nota geral da prova objetiva aplicada em 2007 resgata a média alcançada somente nos anos de 1999 e de 2000, quando foram registrados 51,93 e 51,85 pontos respectivamente.

Avaliação
O principal objetivo do exame é avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica. Os estudantes não são obrigados a fazer a prova, mas podem aproveitar a nota para obter uma vaga na universidade.

A prova permite ao estudante participar de programas como o Prouni (Programa Universidade para Todos). Para este segundo semestre de 2007, só se inscreveu no Prouni o estudante que obteve nota mínima de 45 pontos (média aritmética entre as provas de redação e conhecimentos gerais) no Enem.

Para a elaboração da prova do Enem, constituída de uma parte objetiva e uma redação, é utilizada uma matriz de competências. Nesse caso, a palavra competência está ligada à capacidade do estudante, entre outras coisas, em dominar a norma culta da língua portuguesa, compreender fenômenos naturais, enfrentar situações-problema, construir argumentações consistentes e elaborar propostas que atentem para as questões sociais.

As competências correspondem a um conjunto de "habilidades", que seria a demonstração prática dessas competências. Assim, as 63 questões da prova objetiva não favorecem a decoreba, não oferecem pegadinhas nem exigem macetes, segundo o MEC.

Leia mais

Confira a resolução completa e gabarito oficial do Enem 2007

Prova do Enem não trouxe surpresas, dizem professores

Para estudantes, questões e redação estavam fáceis

Enem não "assusta" estudantes

"Questões de português testaram a capacidade de leitura do aluno", analisa professor

"A prova foi simples, mas inteligente", diz coodenadora pedagógica do Objetivo

Enem 2007 registra menor índice de abstenção em sete anos

Mais de 3.700 candidatos ficaram sem folha de respostas

Das 20 escolas do país com melhores notas no Enem 2006, só três são públicas

Veja as escolas de SP com melhor desempenho no Enem 2006

Região Norte apresentou pior desempenho no Enem de 2006

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Lição de Casa

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host