UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

07/03/2008 - 18h01

Aprovado em vestibular com 8 anos diz que "não sabe raiz quadrada"

Da redação
Em São Paulo
Aprovado aos oito anos no vestibular para o curso de Direito da Unip (Universidade Paulista) de Goiânia, João Victor Portelinha de Oliveira disse que "não sabe raiz quadrada". Nesta sexta-feira (7), ele conversou com internautas em bate-papo transmitido ao vivo pelo UOL.

Durante o chat, o garoto disse que a sua preparação para o exame - exigido para que os formados no ensino médio ingressem no curso superior - foi apenas a leitura de alguns livros dele e de seu pai (também aluno de direito na Unip), e que teve alguma dificuldade com pergunta de matemática que abordava radiciação.



O assunto é parte do currículo de matemática do ensino fundamental - nível de estudo que o garoto ainda não completou.

Em resposta à pergunta de internauta, João Victor afirmou que já teve "vontade de ser goleiro do São Paulo", mas que o que quer mesmo é "ser juiz".

Repercussão internacional

A aprovação de João Victor virou notícia fora do Brasil. O site do jornal El Pais, da Espanha, deu destaque para o fato de o garoto ter considerado a prova fácil.

Segundo o El País, a aprovação fez "disparar o alerta entre as autoridades educativas a respeito do baixo nível exigido".

Na última quinta-feira (6), a agência Estado informou que o ministro da Educação, Fernando Haddad, mandou investigar o vestibular da Unip.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Intercâmbio

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host