UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

03/04/2008 - 12h55

Inep divulga médias por escolas no Enem 2007

Da redação
Em São Paulo*
Confira as notas médias do Enem 2007 por municípios e por escolas dos alunos concluintes do ensino médio em 2007

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou nesta quinta-feira (3) o resultado do Enem 2007 (Exame Nacional do Ensino Médio) por escola e por município. A consulta é feita pelo site do instituto.

Em novembro de 2007, o Inep já havia divulgado as notas individuais e o desempenho médio por Estado da federação. A média da avaliação objetiva foi de 51,52 pontos, numa escala de zero a cem. Na redação, a média foi de 55,99.

A nota geral da prova objetiva do ano passado foi a melhor desde 1999 e de 2000, quando foram registrados 51,93 e 51,85 pontos respectivamente. Em 2007, foram feitos 14,62 pontos a mais do que em 2006, que teve 36,90. A pior média na história do Enem foi a de 2002, quando a média da prova objetiva foi de 34,13.

O presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, admitiu que o melhor desempenho em 2007 ocorreu devido ao menor nível de dificuldade do exame em relação aos anos anteriores. A prova foi aplicada no dia 26 de agosto para 3.568.592 estudantes.

O que é o Enem
O principal objetivo do Enem é avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica. Os estudantes não são obrigados a fazer a prova, mas podem aproveitar a nota para obter uma vaga na universidade, por meio de programas como o ProUni (Programa Universidade para Todos).

A prova do Enem, que tem 63 questões, é constituída de uma parte objetiva e uma redação. Ela é elaborada a partir de uma matriz de competências, que consiste no domínio da norma culta da língua portuguesa, na compreensão dos fenômenos naturais e das situações-problema, na construção de argumentações e na elaboração de propostas que atentem para as questões sociais.

O exame é uma alternativa para quem pretende entrar na universidade. Atualmente, 525 faculdades --entres elas, disputadas instituições públicas do país-- incluíram no processo seletivo a opção de usar a nota do Enem na prova de conhecimentos gerais.

O Enem também é requisito para participar do ProUni - programa do governo federal que distribui bolsas de estudos integrais e parciais em faculdades particulares. Para se inscrever no Programa Universidade para Todos, o estudante deve ter pelo menos 45 pontos (média aritmética entre as provas de redação e conhecimentos gerais) no Enem.

* Texto atualizado às 12h55.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Lição de Casa

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host