UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

03/04/2008 - 21h00

Rio lidera lista das melhores do Enem 2007

Bruno Aragaki
Da redação*
As escolas cariocas lideram o ranking das melhores do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2007. Entre as dez maiores médias do país, seis são de colégios do Rio de Janeiro, segundo relatório divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) na última quinta-feira (3).

As 10 mais do Enem 2007
Rio de JaneiroColégio São Bento82,96
Rio de JaneiroColégio Santo Agostinho82,04
São PauloVértice Un. I81,67
F. Santana (BA)Colégio Helyos80,29
Rio de JaneiroColégio Santo Inácio79,68
Rio de JaneiroModerna OPI79,66
Rio de JaneiroAplicação da UFRJ***79,63
Campo GrandeColégio Bionatus79,40
Viçosa (MG)Aplicação da UFV - Coluni***79,30
Rio de JaneiroCol. Sto Agostinho - NL79,20
CidadesEscolasMédia
*** Escolas públicas
Na lista das dez mais, também aparecem as cidades de São Paulo (SP), Feira de Santana (BA), Viçosa (MG) e Campo Grande (MS). Do total, somente dois colégios são públicos- os de aplicação da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e da UFV (Universidade Federal de Viçosa).

Metade das escolas na lista das dez melhores tem menos de cem alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio.

Médias por Estado

Desde 2005, quando o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) começou a agrupar os resultados do Enem por município e escolas, o Rio de Janeiro (Estado e capital) tem o maior número de colégios entre os melhores.

Em 2007, o exame foi aplicado em 22.955 escolas do país. São Paulo -Estado com maior número de escolas participantes (5.496)- aparece somente uma vez na lista das dez melhores. No Rio, participaram do exame 1.704 colégios.

As notas dos alunos do Rio de Janeiro (52,82), quando analisadas todas as escolas (e não apenas as melhores), deixam o Estado em sexto lugar no ranking nacional.

À frente do Rio de Janeiro, estão as médias gerais do Distrito Federal (56,84), Rio Grande do Sul (56,21), Santa Catarina (54,13), Espírito Santo (53,58) e Minas Gerais (53,08). São Paulo vem depois do Rio, com 52,70.

A média nacional foi 51,28. Os números, menores do que os divulgados em novembro de 2007, levam em conta apenas os estudantes do terceiro ano do ensino médio. A média de 51,52 incluía os estudantes que já haviam concluído esse nível de ensino.

Critérios do ranking

A classificação das escolas muda conforme o critério adotado. As listas divulgadas no UOL Educação, elaboradas com dados do MEC, levam em conta as médias das provas objetiva e de redação, numa escala de zero a cem. É essa a nota considerada pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) para selecionar candidatos a bolsas de estudos integrais e parciais em universidades particulares.

A lista leva em conta as médias dos alunos com "correção de participação" - fator matemático aplicado pelo Inep para simular a nota da escola caso todos os alunos tivessem participado do exame.

O ranking das dez mais exclui as notas dos estudantes matriculados em turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos, antigo curso supletivo). Segundo o MEC, a medida evita que escolas com bom rendimento caiam no conceito do Enem.

Atualizada em 4 de abril, às 12h34


Leia mais

As 50 melhores escolas do Enem nas capitais de RJ, SP, BA, CE e MG

Inscrições para Enem 2008 começam em 5 de maio

Top públicas do Enem escolhem alunos com prova

Inep divulga médias por escolas no Enem 2007

Escola pública perde em todo o país

É possível avaliar uma escola pela nota do Enem?
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Lição de Casa

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host