UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

22/08/2008 - 16h58

O que dá para estudar na última semana antes do Enem 2008?

Ana Okada
Em São Paulo
Um dos erros mais comuns dos estudantes é pensar no Enem como se fosse uma prova de vestibular. Num processo seletivo, estudante precisa demonstrar seu conhecimento das disciplinas do ensino médio. Já no Enem, a prioridade é avaliar a capacidade para resolver problemas. Em vez da matéria, o que vale são as competências e habilidades dos candidatos.

"Conhecer as habilidades pedidas no Enem é essencial para ir bem" afirma Mateus Prado, presidente do Instituto Henfil, que ministra aulas gratuitas de preparação para o exame.

"Se o aluno conhece a estrutura da prova, consegue focar mais os estudos", completa. Portanto, estudar por provas anteriores também pode ajudar a ir bem na prova. Segundo Prado, no exame costuma haver uma concentração maior de questões que envolvem os assuntos de energia e meio ambiente.

O professor ressalta ainda que se deve observar principalmente a competência de número 5, ligada a preocupações éticas e sociais: "no Enem o posicionamento ético e solidário vêm primeiro. Se esses princípios não forem respeitados na redação, por exemplo, o aluno pode até zerar", conta, lembrando que nos vestibulares a lógica e a razão são priorizadas.

Dá para estudar seguindo as matérias do ensino médio?

Segundo Prado, apenas algumas das habilidades podem ser estudadas por conteúdo: a de número 9 (compreender a água e sua importância), a 14 (conhecer as formas geométricas), a 15 (utilizar noções de probabilidade) e a 17 (entender processos e implicações da produção de energia).

O professor Éder Melgar, do cursinho Intergraus, em São Paulo destaca alguns temas de atualidades que podem cair na prova: "apesar de não ser uma prova de atualidades, temas como a independência do Kosovo, o biodiesel, as eleições americanas, a questão da Ossétia e a inflação do preço dos alimentos têm chance de ser abordados".

A professora Florides acredita que revisar alguns pontos da gramática também pode ser útil: ortografia; vocabulário e semântica;colocação pronominal; vírgulas e pontuação; concordância verbal e nominal.

Descanso e boa alimentação

É importante se preparar, mas isso não pode significar desgaste físico. O professor Pedro Araújo, coordenador de vestibular do Colégio São Bento, no Rio de Janeiro, que obteve o primeiro lugar no ranking do Enem, aconselha: "evite exageros na véspera. Tente dormir cedo e faça alimentação leve e saudável. É importante manter a calma e ter a consciência do dever cumprido", diz.
Leia mais
Enem tem número recorde de inscritos: mais de 4 milhões; mulheres são maioria
No dia: cinco dicas para fazer uma boa prova
As competências e habilidades cobradas
Candidatos já podem consultar locais de prova
Provas dos anos anteriores resolvidas
Como a redação é corrigida
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Lição de Casa

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host