UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

22/08/2008 - 17h22

No dia do Enem: cinco dicas para fazer uma boa redação e como dividir o tempo no dia da prova

Ana Okada
Em São Paulo
Evitar o nervosismo é o principal desafio do estudante. "A prova é basicamente de leitura e interpretação de textos, portanto deve-se ler as questões com calma, pois na maioria das vezes o que é pedido está no próprio texto", diz a professora de matemática da Etesp-SP (Escola Técnica Estadual de São Paulo), Márcia Xavier Cury.

O professor Éder Melgar, do cursinho Intergraus, de São Paulo, apresenta uma estratégia. Para ele, a melhor maneira de saber como usar o tempo na prova é estudar por provas anteriores. "É um jeito de se acostumar com o tempo, com o formato da prova e com a forma como as questões são apresentadas".

Melgar ressalta também que o aluno deve ter em mente o objetivo que tem ao prestar o Enem, ou seja, se vai usar a nota em vestibulares que levam em conta a redação ou não. "Não fazer a redação é uma estratégia usada por alguns, mas fazê-la pode servir também como treino para a redação do vestibular. Na Unicamp, por exemplo, o estudante não pode ter zerado na redação do Enem", lembra.

A temida redação

A professora de português Florides Vieira Zambo, do Cefet-SP (Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo), ressaltou que é preciso ter concentração na hora de escrever: "o estudante deve fazer o que já fazia em sala de aula".

Ela diz que o ideal é fazer a redação em uma hora, com cerca de 30 linhas e, no mínimo, 3 parágrafos. Florides ressalta também que é melhor usar períodos mais curtos: "são mais objetivos e são melhores para evitar erros de concordância nominal, que ocorrem geralmente em frases longas".

Ela listou os 5 passos da boa redação:

  • Ler com atenção os textos que serão dados na proposta de redação;

  • observar se o texto tem coerência e coesão;

  • reler;

  • corrigir eventuais erros;
  • passar a limpo.

  • Leia mais
    Enem tem número recorde de inscritos: mais de 4 milhões; mulheres são maioria
    O que dá para estudar na última semana antes do Enem 2008?
    As competências e habilidades cobradas
    Candidatos já podem consultar locais de prova
    Provas dos anos anteriores resolvidas
    Como a redação é corrigida
    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

      Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

      Lição de Casa

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host