UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

29/08/2008 - 16h01

Como a nota do Enem é utilizada nos vestibulares

Da Redação
Em São Paulo
No próximo domingo (31), mais de quatro milhões de estudantes vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que está em sua décima primeira edição.

Os participantes da avaliação, que são concluintes do ensino médio, podem aproveitar a nota para ganhar alguns pontos no vestibular.

No site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), estão cadastradas 532 instituições de ensino superior que utilizam a nota do Enem em seus processos seletivos.

"Algumas reservam vagas aos participantes que obtiverem média maior ou igual a determinada nota; outras, acrescentam pontos à primeira ou à segunda fase; outras, ainda, substituem a nota do vestibular pela nota do Enem" - divulga o site.

  • Confira as instituições cadastradas no site do MEC

    Confira como algumas das mais concorridas instituições fazem uso da nota do Enem:

  • USP (Universidade de São Paulo): a nota pode ser aproveitada para a primeira fase e pode corresponder a 20% da nota. Para o cálculo da nota, é usada a seguinte fórmula: Nota da 1ª fase = (4xF + 1xE) / 5, sendo que F corresponde ao número de questões corretas respondida na primeira fase e E, a nota de conhecimentos gerais do Enem. Se essa média for inferior ao número de questões corretas da primeira fase, a Fuvest considera a nota de maior valor.



  • Unicamp (Universidade Estadual de Campinas): durante a primeira fase, o Enem pode corresponder a até 20% da nota final. A universidade calcula a pontuação com a relação NF = (0,8 N) + (0,2 x 0,96 x ENEM), sendo que a NF é a nota final, N corresponde à nota obtida na primeira fase. Atenção: a instituição somente aceita a pontuação do Enem se o candidato tirar mais que zero na redação.


  • Unesp (Universidade Estadual Paulista): também nessa instituição, a nota do Enem pode valer até 20% da nota da primeira fase. A fórmula divulgada pela Unesp é: (4xCG+1xEnem)/5, se Enem>CG, onde CG é a nota obtida na Prova de Conhecimentos Gerais da Unesp e Enem é a nota obtida na parte objetiva da prova do Enem. Nos casos em que o candidato não tenha realizado o Enem ou em que Enem ≤ CG, será considerada apenas a nota da Prova de Conhecimentos Gerais do Vestibular da Unesp.
  • Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

      Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

      Lição de Casa

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host