Atualizada às 17h07Medidas que podem ser adotadas para a preservação da máquina de chuva, a floresta Amazônica. Esse foi o tema da redação do Enem 2008 (Exame Nacional do Ensino Médio), aplicado neste domingo (31) para mais de 4 milhões de estudantes em todo o país.
A questão do meio-ambiente estava presente em outras questões da prova. A partir das 19h, o UOL Educação trará a correção online da avaliação, feita pelos professores do Objetivo. O gabarito oficial também deve ser liberado às 19h.
O carioca André Candido, 20, achou a prova difícil e teve dificuladade na redação. "Não me preparei muito", admite o rapaz que faz pós-médio em mecânica industrial.
Alguns alunos que deixavam a prova no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, em Salvador, concordam com o candidato carioca e reclamaram da dificuldade da prova, principalmente de matemática.
Já o paulistano Guilherme Rabaça, 18, achou aprova fácil. "O tema [da redação, meio ambiente] é muito falado, muito discutido, já está na boca do povo", diz.
Para Rabaça, a prova trazia questões de interpretação de texto. "Era só ler com atenção, estava tranqüilo", avalia o estudante que vai se candidatar a uma vaga de educação física na USP (Universidade de São Paulo) e na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), ambas em São Paulo.
As ações propostas foram a suspensão completa e imediata do desmatamento na Amazônia até a identificação de áreas exploráveis de maneira sustentável; o pagamento a proprietários de terras para que deixem de desmatar a floresta, utilizando-se recursos financeiros internacionais; o aumento da fiscalização e a aplicação de pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados.
O participante deveria ressaltar as possibilidades e as limitações da ação escolhida.
Temas de redaçãoNos anos anteriores, as propostas de redação abordaram temas diversos. Energia e meio ambiente foram os mais lembrados nesses dez anos de Enem.
De 1998 até 2007, os temas explorados foram cidadania e economia (1998); energia e meio ambiente (1999); transformação de energia e água (2000); Preservação ambiental (2001); consciência política e ambiental (2002); violência urbana e ambiental (2003); a importância da informação e da liberdade de expressão (2004); exploração humana e ambiental (2005); importância da compreensão textual e energia (2006); e discussão das diferenças (diversidade) e energia alternativa (2007).
Além da redação, os alunos devem responder a 63 questões objetivas de múltipla escolha, que abrangem várias áreas de conhecimento.
- Leia mais
- As competências e habilidades cobradas
- Como a redação é corrigida
- Como a nota é utilizada nos vestibulares
- Provas dos anos anteriores resolvidas
- Professor lista filmes com temas da prova
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.