UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

31/08/2008 - 16h42

Temas sobre meio ambiente foram cobrados na redação e em outras questões

Da Redação
Em São Paulo
Atualizada às 17h07

Medidas que podem ser adotadas para a preservação da máquina de chuva, a floresta Amazônica. Esse foi o tema da redação do Enem 2008 (Exame Nacional do Ensino Médio), aplicado neste domingo (31) para mais de 4 milhões de estudantes em todo o país.

A questão do meio-ambiente estava presente em outras questões da prova. A partir das 19h, o UOL Educação trará a correção online da avaliação, feita pelos professores do Objetivo. O gabarito oficial também deve ser liberado às 19h.

José Cruz/Agência Brasil
Estudante faz prova do Enem em Brasília; prova foi aplicada na tarde deste domingo
MEIO AMBIENTE PREDOMINOU
"ÁGUA COM GABARITO" NA BA
ENEM PELO BRASIL
TRILHA SONORA
CHEGADA PARA PROVA
O carioca André Candido, 20, achou a prova difícil e teve dificuladade na redação. "Não me preparei muito", admite o rapaz que faz pós-médio em mecânica industrial.

Alguns alunos que deixavam a prova no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, em Salvador, concordam com o candidato carioca e reclamaram da dificuldade da prova, principalmente de matemática.

Já o paulistano Guilherme Rabaça, 18, achou aprova fácil. "O tema [da redação, meio ambiente] é muito falado, muito discutido, já está na boca do povo", diz.

Para Rabaça, a prova trazia questões de interpretação de texto. "Era só ler com atenção, estava tranqüilo", avalia o estudante que vai se candidatar a uma vaga de educação física na USP (Universidade de São Paulo) e na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), ambas em São Paulo.

As ações propostas foram a suspensão completa e imediata do desmatamento na Amazônia até a identificação de áreas exploráveis de maneira sustentável; o pagamento a proprietários de terras para que deixem de desmatar a floresta, utilizando-se recursos financeiros internacionais; o aumento da fiscalização e a aplicação de pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados.

O participante deveria ressaltar as possibilidades e as limitações da ação escolhida.

Temas de redação
Nos anos anteriores, as propostas de redação abordaram temas diversos. Energia e meio ambiente foram os mais lembrados nesses dez anos de Enem.

De 1998 até 2007, os temas explorados foram cidadania e economia (1998); energia e meio ambiente (1999); transformação de energia e água (2000); Preservação ambiental (2001); consciência política e ambiental (2002); violência urbana e ambiental (2003); a importância da informação e da liberdade de expressão (2004); exploração humana e ambiental (2005); importância da compreensão textual e energia (2006); e discussão das diferenças (diversidade) e energia alternativa (2007).

Além da redação, os alunos devem responder a 63 questões objetivas de múltipla escolha, que abrangem várias áreas de conhecimento.

Leia mais
As competências e habilidades cobradas
Como a redação é corrigida
Como a nota é utilizada nos vestibulares
Provas dos anos anteriores resolvidas
Professor lista filmes com temas da prova
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Lição de Casa

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host