UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

31/08/2008 - 17h56

Para muitos candidatos, Enem é chance de conseguir bolsa no ProUni

Da Redação
Em São Paulo
Para alguns estudantes, o Enem é uma ajuda a mais no vestibular - cerca de 500 instituições aceitam o exame como parte da nota no processo seletivo, incluindo faculdades e universidades públicas.

No entanto, para a maioria dos candidatos ouvidos pelo UOL Educação o Enem é uma chance de conseguir bolsa no ProUni, programa do governo federal e, assim, pagar com menos sufoco a mensalidade do curso.

José Cruz/Agência Brasil
Estudante faz prova do Enem em Brasília; prova foi aplicada na tarde deste domingo
MEIO AMBIENTE PREDOMINOU
"ÁGUA COM GABARITO" NA BA
ENEM PELO BRASIL
TRILHA SONORA
CHEGADA PARA PROVA
Esse é o caso de Carlos Carlotto Neto, 18, que terminou o ensimo médio ano passado e faz cursinho pré-vestibular. Da primeira vez que fez a prova, ele não obteve nota suficiente para conseguir a bolsa do ProUni. "Vou olhar a lista do ProUni e escolher cinco que tenham o curso que quero, ciências biológicas", conta Neto, que fez a prova na capital paulista.

A atendente de telemarketing, Bárbara Vigo, 21, também está "prestando" Enem pela segunda vez e almeja uma vaga de psicologia em faculdade particular. "Sempre estudei em escola pública e não tenho condições de pagar a mensalidade da faculdade", explica a moça que nem cogita uma graduação em uma instituição pública. "Não faço cursinho, trabalho o dia todo, e para me preparar fiz a prova do ano anterior. Espero conseguir uma boa pontuação", completa a paulistana.

Para ingressar na faculdade de farmácia, área em que trabalha, o vendedor baiano André Alves, 33, está ralizando a prova pela segunda vez. Sua intenção: bolsa do ProUni. "No ano passado, fiquei fora por pouco", disse Alves. Para ele, a prova exigiu um conhecimento grande de atualidades. "A prova não foi difícil, mas exigiu conhecimentos gerais", explicou.

Filho de uma empregada doméstica, o baiano Reinaldo da Conceição Silva, 20, aposta no Enem para mudar de vida. "Trabalho em uma loja que vende calçados, mas quero uma coisa melhor para a minha vida. Sempre tive vontade de ser delegado, mas, para isto, tenho de fazer o curso de direito. Como minha mãe não tem condições de bancar os estudos, fazer uma boa prova no Enem significa um atalho muito grande para a concretização do meu sonho", diz o rapaz que espera conseguir pontuação da prova para o vestibular e para uma bolsa do ProUni.

Leia mais
Prova do Enem termina com recorde de inscritos
Alunos acham prova fácil, mas cansativa
Como a nota é utilizada nos vestibulares
Organizadora dá 20 minutos de tolerância para entrar no Enem; alguns alunos se atrasam
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Lição de Casa

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host