UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

31/08/2008 - 18h56

Alunos acham prova fácil, mas cansativa

Gabriela Agustini
Rafaella Javoski
Em São Paulo e no Rio de Janeiro
A prova do Enem, realizada neste domingo (31), foi considerada "cansativa" pelos alunos ouvidos pelo UOL Educação. Na saída do exame, os candidatos reclamaram do tamanho da prova, mas não consideraram as questões difíceis.

"Era preciso muita concentração porque os enunciados traziam textos grandes", comentou Bruno Pinto, 23 anos, do RJ (Rio de Janeiro). Para ele, a prova estava mais fácil que a do ano anterior, pois trazia três opções de temas de redação, todos relacionados ao meio ambiente.

José Cruz/Agência Brasil
Estudante faz prova do Enem em Brasília; prova foi aplicada na tarde deste domingo
MEIO AMBIENTE PREDOMINOU
"ÁGUA COM GABARITO" NA BA
ENEM PELO BRASIL
TRILHA SONORA
CHEGADA PARA PROVA
"Um assunto fácil de falar, porque aparece regularmente na televisão", disse. Pinto não escolheu o curso que vai prestar, mas já decidiu tentar uma vaga na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), no final do ano.

Os estudantes em São Paulo (SP) também acharam a prova longa. Para Bárbara Lisboa, 18 anos, "quem não tem o hábito de ler, correu o risco de não terminar a tempo". A estudante, que pretende conseguir uma bolsa para cursar fotografia, revela ter chegado ao fim da prova cansada. "Era muita coisa para pouco tempo", disse.

No RJ, Ana Paula de Azevedo, de 17 anos, tambpem reclamou do tamanho da prova. "Havia textos grandes da primeira à última questão. Não estava difícil, muitas respostas estavam, inclusive, no próprio enunciado", disse a candidata a uma vaga em desenho industrial numa universidade pública ou a uma bolsa de estudos numa instituição particular.

Para Francisco Aguiar, de 17 anos, que fez a prova em Indaiatuba, no interior de São Paulo, o problema foi a quantidade de gráficos. "Não estava difícil, mas exigia atenção do aluno", disse.

Nem todos os alunos concordaram que o exame estava fácil. No RJ, Daiana Sales, de 21 anos, achou a prova difícil. "Ela foi complexa, trazendo questões longas e dificeis", disse.

Leia mais
Prova do Enem termina com recorde de inscritos
Para muitos candidatos, Enem é chance de conseguir bolsa no ProUni
Como a nota é utilizada nos vestibulares
Organizadora dá 20 minutos de tolerância para entrar no Enem; alguns alunos se atrasam
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Lição de Casa

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host