UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

31/08/2008 - 19h13

Enem 2008 foi mais exigente que exame do ano passado, dizem professores

Da Redação
Em São Paulo
Atualizada às 19h28

  • Confira aqui a resolução comentada do Enem 2008
  • Como você se saiu na prova? Comente


  • A prova do Enem 2008 (Exame Nacional do Ensino Médio) deste domingo (31) estava recheada de gráficos e tabelas, além de apresentar muitos textos. "À primeira vista, a prova deste ano parece mais exigente, pois percebemos mais tabelas e gráficos e isso pede que mais análise", comenta Edmilson Motta, coordenador do cursinho Etapa, em São Paulo.

    Com isso, a prova se firma como um teste para a habilidade de leitura e interpretação de textos dos estudantes, acredita Motta. "Em termos de identidade, a prova tem se firmado ano a ano e se percebe cada vez com mais facilidade as 21 habilidades exigidas", completa Motta.

    Para Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Cursinho Objetivo, também de São Paulo, o aluno saiu esgotado do exame. "É uma característica da prova. São 18 páginas para ler em cinco horas, com questões longas".

    A professora destacou a questão número 7 (na prova amarela) em que o aluno deveria escolher entre três projetos para viabilizar uma situação hipotética. "O estudante tem que conhecer a lei, relacionar situações, tem que pensar. Não adianta ter conhecimento, tem que saber empregá-lo".

    Lei seca e textos atuais predominaram no exame deste ano. "São questões sociais, muita coisa de jornal. Só não caiu política".

    Cansativa, sim
    Elizabeth de Melo Massaranduba, professora de português e redação do cursinho Objetivo, acredita que muitos estudantes deixaram de fazer a redação. "O tema foi muito inteligente, mas não sei se o aluno teve tempo de fazer. Como ela não conta para os vestibulares, acho que eles devem ter deixado de lado".

    Para ela, o tema era fácil para o estudante antenado. "Está de acordo com o conhecimento do ensino médio. Aquele que só assistiu MTV e jogou video-game não ia saber". Elizabeth diz que as questões da prova ajudaram na redação.

    "Como o Enem é uma prova que exige contextualização e intertextualidade, não tem como ela ser curta", acrescenta Motta. Para o professor, é uma prova cansativa porque exige muita atenção do estudante. "O aluno precisa de disposição e cuidado para tirar o máximo do texto porque, em geral, a resposta está ali".

    Alguns alunos, ouvidos pelo UOL Educação, consideram a prova longa e cansativa. "Era preciso muita concentração porque os enunciados traziam textos grandes", comentou Bruno Pinto, 23 anos, do Rio de Janeiro. Para ele, a prova estava mais fácil que a do ano anterior, pois trazia três opções de temas de redação, todos relacionados ao meio ambiente.

    Tema da redação era super esperado
    Para a coordenadora de português do Etapa, Célia Passoni, a proposta de redação trazia um tema amplo --o desmatamento da Amazônia-- mas pedia um texto com argumentos mais focados em uma das três "propostas" para acabar com o problema.

    "O aluno tinha de ler com atenção a proposta, escolher um dos itens e apontar suas possibilidades e ressalvas", comenta Passoni.

    O estudante deveria escolher uma estratégia para acabar com esse problema ambiental entre três opções: a suspensão completa e imediata do desmatamento buscando áreas de exploração sustentável; pagar aos proprietários (com recursos internacionais) de terras amazônicas para que deixem de desmatar e aumento de fiscalização e penalidade para os crimes ambientais na região.

    Leia mais

    Enem é chance de conseguir bolsa no ProUni
    Na Bahia, ambulante diz que "agua já vem com gabarito"
    Meio ambiente predominou no Exame
    Ansiedade tem trilha sonora no Enem 2008
    Candidatos temem atualidades
    Alunos chegam atrasados e ficam de fora da prova

    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

      Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

      Lição de Casa

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host