UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

26/01/2009 - 01h13

VOLTA ÀS AULAS: Para as crianças, é hora de voltar com ânimo total

Amanda Polato
Especial para o UOL Educação
Já está na hora de retomar a rotina de estudos e reencontrar os amigos da escola. Enquanto muitas crianças aproveitam ao máximo os últimos dias de férias, outras estão ansiosas pelo que vão encontrar no primeiro dia de aula.

"Quero muito ver meus amigos, conhecer alunos novos e ver quem será minha professora neste ano", diz Margot Lohn Kullock, 9. A garota espera que as turmas não mudem, para não perder o contato com as amigas. "A gente se acostuma com os colegas e se muda de repente é ruim."

Alberto Gonçalves Gandelman, 8, quer saber que viagens a escola fará neste ano. "Nos passeios, a gente se diverte muito e vê coisas diferentes", conta o menino que vai cursar o 4º ano. Ele também está curioso para saber quem será a nova professora. "Espero aprender coisas novas e legais", diz o menino, que espera a volta às aulas no espaço recreativo Passatempo.

Raquel Libertini, 8, do 5º ano, gosta de estudar - e se dá muito bem em português. Mas não vê a hora de voltar para as aulas de artes, a sua disciplina preferida. "Espero fazer trabalhos com argila logo."

Quem gosta do contato com os livros é Anna Claudia Horta, 7, do 2º ano. Ela já sabe ler bem e espera aprender muito mais neste ano - sem deixar de brincar bastante.

Material escolar

Pilhas e pilhas de cadernos e livros, mochilas, canetinhas coloridas. Tudo com cheirinho de novo. Isso anima a garotada a começar mais uma jornada. "Gosto muito de escolher materiais, principalmente cadernos e os lápis. Já até sei que mochila quero neste ano: a da Pucca", conta Margot.

Alberto está preparando com calma os lápis que vai usar neste ano: prendeu tirinhas de papel na parte do lápis onde os segura com os dedos, para que fiquem menos escorregadios. As garotas gostam de colar adesivos e fazer desenhos nos cadernos, para que fiquem personalizados.

Na hora de preparar a mochila, preste atenção a alguns conselhos dos especialistas. Malas com rodinhas, cheias de compartimentos e bolsos, estão entre as preferidas das crianças, mas são as menos indicadas por quem entende de saúde.



Mochila de rodinha

Ao forçarem apenas um lado do corpo, as bolsas desse tipo podem prejudicar a postura, aponta Antônio Renato Pereira Moro, ergonomista da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Bom, se ainda assim você quiser um modelo desses, o jeito é puxar o carrinho com as duas mãos para trás do corpo. Pode parecer estranho, mas é o melhor jeito de não forçar as costas.

E, na hora de subir degraus, a mochila deve voltar para as costas, como se fosse uma mala convencional, recomenda a professora de fisioterapia do Mackenzie Susi Fernandes.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Intercâmbio

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host