UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

04/02/2009 - 15h55

Ex-morador de rua consegue matrícula na Federal do Rio Grande do Sul

Simone Harnik
Em São Paulo
O cotista e ex-morador de rua, Geovan de Sousa Araújo, 38, conseguiu fazer a matrícula no curso de matemática da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) nesta quarta-feira (4), segundo informou a assessoria de imprensa da instituição. Por não ter os originais do histórico e do certificado de conclusão do ensino médio, ele corria o risco de ficar sem a vaga.

Araújo realizou seus estudos de primeiro e segundo graus no estado do Piauí e solicitou a emissão dos documentos no dia 21 de janeiro. No primeiro momento, a Secretaria de Educação havia informado que o prazo para que ficassem prontos era de 30 dias.

Fernando Gomes/Agência RBS
Geovan de Sousa Araújo, 38, conseguiu a aprovação no curso de matemática na Federal do Rio Grande do Sul
MAIS NOTÍCIAS SOBRE VESTIBULAR
VEJA ALBUNS DE UOL EDUCAÇÃO
De acordo com a assessoria de imprensa da UFRGS, Araújo conseguiu os originais do certificado de conclusão e do histórico depois de um entendimento entre o governador do Piauí, Wellington Dias, e o vice-reitor da universidade, Rui Oppermann.

A assessoria de imprensa do governo do Piauí informa, por sua vez, que o governador teria se "sensibilizado" com a história do cotista e pediu a checagem da vida escolar de Araújo. Os documentos foram aprontados e enviados, via fax, às 10h30. Os originais seguiram para instituição de ensino por sedex.

A universidade enfatiza, no entanto, que não foram abertas exceções para o registro do estudante. O horário prioritário para matrícula seria das 11h às 11h30 desta terça-feira (3), mas, segundo a assessoria, o registro acadêmico poderia ser efetuado até as 18h desta quarta, por todos os candidatos.

O UOL Educação tentou contato com Araújo, mas não conseguiu. Segundo integrantes do movimento de moradia do qual participa Araújo, ele estava na universidade no início da tarde.

"Estou em Porto Alegre há dois anos e meu desejo é continuar aqui. Este é o terceiro vestibular que faço na federal. Mas estou há 19 anos tentando fazer faculdade", disse Araújo nesta terça-feira, antes de saber que poderia efetuar a matrícula.
Leia mais
Últimas notícias do UOL Educação
Manual da nova ortografia da Nova Escola
Curiosidades educativas no Clickeaprenda
Revista Educação: dossiê da saúde do professor
Teste: qual é a profissão que mais combina com você?
Grátis: consulte a agenda de eventos do Catraca Livre
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Intercâmbio

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host