UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

03/03/2009 - 07h00

Novo projeto de Fuvest se aproxima do Enem, diz professor da USP

Simone Harnik
Em São Paulo
A nova cara da Fuvest pretendida pela Pró-Reitoria de Graduação da USP (Universidade de São Paulo) foi descrita como "uma aproximação do ideal de Enem" (Exame Nacional do Ensino Médio), pelo professor da Faculdade de Educação da instituição, Nilson José Machado.

  • Cursinhos divergem sobre mudanças na Fuvest
  • Fuvest vai cobrar todas as disciplinas na 2ª fase
  • O que você acha da Fuvest querer cobrar todas as disciplinas na segunda fase?

  • "O modelo se aproxima do ideal do Enem, porque há o Enem enquanto projeto e o Enem real", diz o docente. Segundo ele, o exame tinha feições bem definidas no início de sua aplicação, há uma década. No entanto, com o passar do tempo, a prova "oscilou muito". "Houve exames que foram bem descaracterizados. Alguns muito banais e simples e outros que pareciam provas do vestibular."

    O Enem, criado pelo (MEC) Ministério da Educação em 1998, é individual, voluntário e é oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio. Segundo o ministério, o objetivo é possibilitar uma autoavaliação, baseada em competências e habilidades cobradas na prova.

    A avaliação pretende ainda exigir do candidato capacidade de resolver problemas e não apenas de decorar conteúdo.

    Não é o fim das disciplinas

    De acordo com Machado, a aproximação com o Enem não significa o fim das disciplinas. Então, vestibulando, se você pensa que pode estudar tudo como um grande pacotão de conhecimento, está enganado. Diz o especialista que continua sendo necessário estudar por meio de matérias como física, matemática, química, português...

    "Não se pode achar que, para desenvolver as competências é preciso acabar com as discplinas", explica. E acrescenta que, embora mantenha a seleção dos melhores vestibulandos, a proposta tem um "componente político de facilitar a entrada de alunos da escola pública de maneira digna".

    Fragmentação do ensino

    Para Machado, a proposta da universidade deve ser vista com bons olhos. "É interessante e há muitos pontos positivos. O projeto aponta na direção correta do que se deve esperar do vestibular", avalia.

    Mas Machado pondera que, talvez o projeto não tenha sucesso. "Hoje o vestibular é fragmentado e reflete a fragmentação de dentro da universidade. Com a mudança do projeto, há o risco de aprovar alunos que não vão se dar bem dentro da universidade. A própria organização da universidade devia ser repensada", diz.

    Fuvest vai ficar como vestibular da Unicamp?

    Para o coordenador da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), Leandro Tessler, as mudanças no vestibular da USP fazem com que o processo seletivo ganhe ares semelhantes aos da prova da Unicamp.

    "A mudança me parece simpática. A segunda fase terá questões de todas as áreas para todos os candidatos. Isso faz com que a universidade tenha alunos com interesses mais gerais, não restritos à própria área de trabalho", avalia.

    Tessler evita a comparação da nova Fuvest com o Enem, mas pondera que o próprio exame do ministério empregou elementos do vestibular da Unicamp.

    Leia mais
    Documento da USP indica que Fuvest deve mudar este ano
    Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
    Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
    Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
    Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
    Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
    Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
    Atualidades: Coleta e descarte da sucata eletrônica
    Dicas de português: veja os erros mais comuns
    Confira a concorrência dos principais vestibulares

    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Lição de Casa Dicionários

      Aulete

      Português

      Houaiss

      Português

      Michaelis


      Tradutor Babylon


      Intercâmbio

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host