O Estado do Rio de Janeiro foi o que mais emplacou escolas entre as 20 melhores do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2008. No topo da lista dos melhores colégios, encontram-se sete cariocas. Mas a boa reputação do Rio vai além: a primeira colocada do ensino médio também é da capital fluminense - o Colégio de São Bento, com média de 80,58 em 100 pontos.
Em segundo lugar no ranking de estados, aparece Minas Gerais, com cinco escolas entre as mais bem colocadas. É de Minas a primeira escola pública na lista das top: o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, o Coluni.
São Paulo aparece na terceira colocação entre os Estados originários dos colégios com melhores médias no Enem. Foram quatro escolas na lista - duas da capital e duas do interior. A melhor paulista foi o colégio Engenheiro Juarez de Siqueira Britto Wanderley, parte social do Instituto Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.), localizado em São José dos Campos.
Completam a lista das top do país escolas da Bahia, Goiás, Pernambuco e do Piauí. Confira o ranking de seu Estado na tabela ao lado.
(Os arquivos estão salvos em formato .xls. O arquivo pode ser pesado, então, uma sugestão é clicar com o botão direito do mouse sobre o link do ranking e salvá-lo em seu computador)Prestação de serviço
A divulgação dos dados do Enem é uma boa ferramenta para pais e estudantes compararem o desempenho entre escolas de sua região. A afirmação é do presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira), Reynaldo Fernandes.
"Isso é uma prestação de serviço. Uma ferramenta que permite olhar como está a escola e compará-la com outras instituições de públicos similares", diz. Mas alerta: "O Enem não deve ser o único fator na hora de escolher uma escola. Há os valores morais, uma escola pode ser rígida ou liberal de mais. Não há um indicador único."
Participação no Enem
Das 26.665 escolas de ensino médio que constam no Censo Escolar, 24.253 tiveram alunos concluintes participando do exame em 2008. Isso significa que 90,9% dos colégios cadastrados no MEC tiveram pelo menos um estudante na avaliação.
O banco de dados divulgado pelo MEC contém 32.923 instituições. No entanto, 6.905 ficaram sem a nota final. Isso porque não tiveram nem dez alunos participando da avaliação. Para não distorcer os resultados, o ministério deixa as escolas com poucos alunos sem conceito.
O que é o Enem
O Enem é uma avaliação aplicada anualmente pelo MEC desde 1998. Os candidatos participam da prova voluntariamente e podem medir seu desempenho em habilidades e competências. Tanto quem está no ensino médio quanto quem já concluiu pode fazer o exame.
A prova, até o ano passado, era composta por 63 questões objetivas e mais uma dissertação - aplicadas no mesmo dia. O Enem 2009 deverá ter um formato diferente, com 200 questões e realização em dois dias diferentes. A intenção do MEC é que ele sirva para substituir o vestibular em universidades federais.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.