UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

28/04/2009 - 20h35

RJ emplaca sete escolas entre as 20 melhores no Enem 2008; veja ranking de todos os Estados

Simone Harnik
Em São Paulo
O Estado do Rio de Janeiro foi o que mais emplacou escolas entre as 20 melhores do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2008. No topo da lista dos melhores colégios, encontram-se sete cariocas. Mas a boa reputação do Rio vai além: a primeira colocada do ensino médio também é da capital fluminense - o Colégio de São Bento, com média de 80,58 em 100 pontos.

  • No Enem 2008, 74,3% das escolas do país ficam abaixo da média nacional
  • Consulte as notas das escolas no Enem 2008 no site do Inep
  • Mapa Enem 2008: veja onde ficam as 20 melhores escolas
  • Melhor de SP só aceita alunos da rede pública; veja ranking
  • Na melhor pública, os portões ficam destrancados e não há inspetor
  • Melhor do Brasil no Enem 2008 tem ensino integral e faz prova aos sábados
  • Veja ranking com as 20 melhores escolas do país

  • AcreRanking
    AlagoasRanking
    AmapáRanking
    AmazonasRanking
    BahiaRanking
    CearáRanking
    Distrito FederalRanking
    Espírito SantoRanking
    GoiásRanking
    MaranhãoRanking
    Mato GrossoRanking
    Mato Grosso do SulRanking
    Minas GeraisRanking
    ParáRanking
    ParaíbaRanking
    ParanáRanking
    PernambucoRanking
    PiauíRanking
    Rio de JaneiroRanking
    Rio Grande do NorteRanking
    Rio Grande do SulRanking
    RondôniaRanking
    RoraimaRanking
    São PauloRanking
    Santa CatarinaRanking
    SergipeRanking
    TocantinsRanking
    GeralRanking
    Estado
    Em segundo lugar no ranking de estados, aparece Minas Gerais, com cinco escolas entre as mais bem colocadas. É de Minas a primeira escola pública na lista das top: o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, o Coluni.

    São Paulo aparece na terceira colocação entre os Estados originários dos colégios com melhores médias no Enem. Foram quatro escolas na lista - duas da capital e duas do interior. A melhor paulista foi o colégio Engenheiro Juarez de Siqueira Britto Wanderley, parte social do Instituto Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.), localizado em São José dos Campos.

    Completam a lista das top do país escolas da Bahia, Goiás, Pernambuco e do Piauí. Confira o ranking de seu Estado na tabela ao lado. (Os arquivos estão salvos em formato .xls. O arquivo pode ser pesado, então, uma sugestão é clicar com o botão direito do mouse sobre o link do ranking e salvá-lo em seu computador)

    Prestação de serviço

    A divulgação dos dados do Enem é uma boa ferramenta para pais e estudantes compararem o desempenho entre escolas de sua região. A afirmação é do presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira), Reynaldo Fernandes.

    "Isso é uma prestação de serviço. Uma ferramenta que permite olhar como está a escola e compará-la com outras instituições de públicos similares", diz. Mas alerta: "O Enem não deve ser o único fator na hora de escolher uma escola. Há os valores morais, uma escola pode ser rígida ou liberal de mais. Não há um indicador único."

    Participação no Enem

    Das 26.665 escolas de ensino médio que constam no Censo Escolar, 24.253 tiveram alunos concluintes participando do exame em 2008. Isso significa que 90,9% dos colégios cadastrados no MEC tiveram pelo menos um estudante na avaliação.

    O banco de dados divulgado pelo MEC contém 32.923 instituições. No entanto, 6.905 ficaram sem a nota final. Isso porque não tiveram nem dez alunos participando da avaliação. Para não distorcer os resultados, o ministério deixa as escolas com poucos alunos sem conceito.

    O que é o Enem

    O Enem é uma avaliação aplicada anualmente pelo MEC desde 1998. Os candidatos participam da prova voluntariamente e podem medir seu desempenho em habilidades e competências. Tanto quem está no ensino médio quanto quem já concluiu pode fazer o exame.

    A prova, até o ano passado, era composta por 63 questões objetivas e mais uma dissertação - aplicadas no mesmo dia. O Enem 2009 deverá ter um formato diferente, com 200 questões e realização em dois dias diferentes. A intenção do MEC é que ele sirva para substituir o vestibular em universidades federais.
    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

      Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

      Lição de Casa

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host