UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

28/04/2009 - 20h36

Na melhor escola pública do Enem 2008, os portões ficam destrancados e não há inspetor

Ana Okada
Em São Paulo
A escola pública que obteve o melhor desempenho no Enem 2008 não tem portão trancado nem inspetor. Segundo a diretora do Coluni (Colegio de Aplicacao da Universidade Federal de Viçosa), em Minas Gerais, Eunice Bitencourt Bohnenberger, isso é possível porque a escola não tem problemas de indisciplina e o índice de reprovação é muito baixo.

  • No Enem 2008, 74,3% das escolas do país ficam abaixo da média nacional
  • Consulte as notas das escolas no Enem 2008 no site do Inep
  • Rio emplaca sete escolas entre as melhores; veja ranking por Estado
  • Melhor de SP só aceita alunos da rede pública; veja ranking
  • Melhor do Brasil no Enem 2008 tem ensino integral e faz prova aos sábados
  • Veja ranking com as 20 melhores escolas do país


  • Em 2008, dos 160 alunos que estavam para se formar no terceiro ano do ensino médio, apenas quatro não passaram. "Nossa escola é bem diferente: aqui, o aluno é livre, mas tambem é responsável; por isso, eles não ficam matando aula", conta a diretora.

    VEJA ONDE ESTÃO AS 20 MELHORES "NOTAS" DO BRASIL

    Visualizar Melhores escolas do Enem em um mapa maior

    O bom desempenho não é novidade no colégio, que já esteve no primeiro e no segundo lugar entre as públicas em 2006 e 2007, respectivamente. "O resultado já era esperado porque já sabíamos que eles tinham ido bem no Enem. O segredo é o trabalho e a dedicação de todos", afirma Eunice.

    Outros fatores fazem a diferença no Coluni: ele está situado no campus de uma universidade; cerca de 80% dos alunos ingressantes vêm de outras cidades e têm que morar em repúblicas ou pensionatos; e a escola tem laboratórios e faz regularmente aulas em campo.

    Condição dos professores também é diferencial

    Os professores do colégio trabalham em regime de dedicação exclusiva e estão sempre fazendo treinamentos. "Dos 27 professores que temos, 5 estão pedindo licença para fazer doutorado, 1 mestrado e 1 pós-doutorado. Essas condições fazem a diferença; só do professor ter essa tranquilidade já é um diferencial", afirma Eunice.

    Seleção

    Para ingressar no Coluni, os estudantes passam por dois dias de exames, sendo o primeiro composto por testes que abrangem português, matemática, ciências, história e geografia; e o segundo, por questões discursivas e uma redação. Entram 150 estudantes por ano, e o exame de 2009 teve 9,84 candidatos por vaga.

    No final do terceiro ano, o colégio tem índice de 80% de aprovação em faculdades públicas: "eles não prestam para faculdades particulares, todos querem públicas e são bem sucedidos", conclui a diretora.
    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

      Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

      Lição de Casa

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host