UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

28/04/2009 - 21h32

Enem 2008: veja onde ficam as 20 escolas com melhor desempenho

Da Redação
Em São Paulo
Atualizada em 3/7/2009, às 20h

O Inep divulgou nesta terça (28), os resultados por escola do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2008. Com base na média total com correção de participação, o UOL Educação elaborou um ranking com as 20 escolas com melhor desempenho.

As instituições estão localizadas no mapa abaixo. É possível "navegar" nele por meio das setas à esquerda ou com o mouse. Também se pode ampliar o mapa com o botão de +.

VEJA ONDE FICAM AS 20 MELHORES ESCOLAS DO ENEM 2008

Visualizar Melhores escolas do Enem em um mapa maior

  • No Enem 2008, 74,3% das escolas do país ficam abaixo da média nacional
  • Consulte as notas das escolas no Enem 2008 no site do Inep
  • Mapa Enem 2008: veja onde ficam as 20 melhores escolas
  • Rio emplaca sete escolas entre as melhores; veja ranking por Estado
  • Na melhor pública, os portões ficam destrancados e não há inspetor
  • Melhor do Brasil no Enem 2008 tem ensino integral e faz prova aos sábados
  • Veja ranking com as 20 melhores escolas do país

  • Nota com correção

    A média final da escola leva em conta a nota dos estudantes na prova objetiva e na redação do Enem. Depois de calcular o desempenho médio dos alunos, o Ministério da Educação (MEC) aplica um "fator de correção" a essa nota.

    O ministério explica que realiza a correção porque nem todos os estudantes participam da prova. Assim, com cálculos matemáticos, o MEC consegue uma aproximação do que seria o desempenho real da escola se todos os alunos participassem.

    Um exemplo para fazer a correção das notas é que, em geral, os alunos do ensino médio com interesse em fazer nível superior recorrem mais ao Enem do que os outros estudantes. Se esses alunos forem os melhores da escola, haverá uma distorção da média da escola - que ficaria aumentada.

    O que é o Enem

    O Enem é uma avaliação aplicada anualmente pelo MEC desde 1998. Os candidatos participam da prova voluntariamente e podem medir seu desempenho em habilidades e competências. Tanto quem está no ensino médio quanto quem já concluiu pode fazer o exame.

    A prova, até o ano passado, era composta por 63 questões objetivas e mais uma dissertação - aplicadas no mesmo dia. O Enem 2009 deverá ter um formato diferente, com 200 questões e realização em dois dias diferentes. A intenção do MEC é que ele sirva para substituir o vestibular em universidades federais.
    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

      Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

      Lição de Casa

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host