UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

28/05/2009 - 07h02

No ensino médio, apenas um em cada quatro professores de física tem formação específica

Ana Okada
Em São Paulo
Dos professores que lecionam física no ensino médio, apenas 25,2% têm formação superior em física: a disciplina é a que apresenta o maior número de docentes que não se formaram no curso que lecionam. Segundo estudo baseado no Censo Escolar da Educação Básica de 2007, nos níveis fundamental e médio, as disciplinas da área de exatas são as que menos possuem professores com formação específica na matéria que ensinam.

No médio, depois de física, as porcentagens de professores com formação específica são as seguintes: artes (38,2%), química (38,2%), inglês (39,8%), biologia (55,9%), matemática (58,2%), geografia (61,4%), português (62%), história (64,75) e educação física (77,2%).

  • 600 mil alunos com professores que têm apenas o fundamental
  • Metade dos professores de 1ª a 4ª séries não têm formação adequada
  • MEC prevê investimento de R$ 1,9 bi e 330 mil vagas de formação
  • Estudante de licenciatura e de medicina poderá pagar Fies com trabalho
  • Ministério quer sistema nacional de contratação
  • Censo: professor padrão é mulher de 30 anos e leciona na cidade

  • De 5ª a 8ª série, a disciplina de ciências é a que tem menos professores formados em áreas diferentes, com 20,7%. Depois dela vêm artes (23,3%), geografia (40,3%), matemática (43,9%), história (45,8%) e português (50,5%). Nessas séries, 78,7% dos docentes têm formação superior (5,3% sem licenciatura), 16,4% têm magistério, 4,4% têm ensino médio e 0,5% têm somente fundamental.

    No ensino médio, 93,4% dos professores têm formação superior (6,4% sem licenciatura), 3,6% têm magistério, 2,9% têm ensino médio e 0,1% têm somente fundamental. Docentes do médio e dos últimos anos do nível fundamental devem ter, no mínimo, ensino superior com licenciatura, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

    Turmas e disciplinas

    O censo revela que de 5ª a 8ª séries mais da metade dos docentes atuam em até quatro turmas e 60,7% dão apenas uma disciplina. No ensino médio, o percentual de professores que dá aulas em até quatro turmas é menor (50,3%) e mais professores dão apenas uma disciplina (74,4%).

    Os números mostram que esses dois níveis de ensino têm professores mais especializados, ou seja, eles tendem a dar apenas uma disciplina, atuam em mais turmas e têm maior carga horária do que os docentes dos níveis infantil e de 1ª a 4ª séries do fundamental.

    Leia mais
    Estudar com temas de redação anteriores é boa estratégia
    Conheça cinco métodos para anotar com eficiência
    Veja imagens históricas sobre a Abolição da Escravatura
    Estude e ensine história com música
    Terapeuta seleciona filmes para passar na escola
    Veja imagens históricas dos 45 anos do golpe militar
    Famosos contam sobre o prazer de aprender
    Saiba como se planejar para enfrentar os livros obrigatórios
    Veja dicas para evitar a Tensão Pré-Vestibular
    Vestibular 2009: saiba quais são os temas que mais caem
    Professores aconselham estudar com provas anteriores; veja como fazer
    Veja dicas de estudo e de relaxamento para vestibulandos
    Relaxe sem culpa: filmes sobre temas que podem cair em provas
    Banco de redações: O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
    Atualidades: temas do noticiário que podem cair no vestibular
    Dicas de português: veja os erros mais comuns
    Confira a concorrência dos principais vestibulares
    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Lição de Casa Dicionários

      Aulete

      Português

      Houaiss

      Português

      Michaelis


      Tradutor Babylon


      Intercâmbio

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host