UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

04/06/2009 - 17h08

Protesto de estudantes e funcionários fecha entrada principal da USP

Da Redação
Em São Paulo
Atualizada às 17h22

Um protesto de estudantes e funcionários na USP (Universidade de São Paulo) fechou o portão principal de acesso ao campus da Cidade Universitária, na zona oeste da capital, na tarde desta quinta-feira (4).

A rua Alvarenga, vizinha à portaria principal do campus, chegou a ficar fechada por cerca de 20 minutos, disse o diretor de imprensa do Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP), Anibal Cavali.

Os universitários e trabalhadores se manifestam em frente ao prédio da Fuvest, fundação que realiza o processo seletivo da instituição. De acordo com Vinícius Zaparoli, integrante do DCE (Diretório Central dos Estudantes), o protesto é pacífico.

"Somos contrários ao ensino a distância e ao vestibular para os cursos da Univesp [Universidade Virtual do Estado de São Paulo]. Há a presença policial, estamos recebendo provocações, mas pedimos para os estudantes não entrarem em confronto", disse.

Zaparoli estimou que o número de manifestantes superou 500 pessoas. Já a assessoria de imprensa da universidade calcula que o protesto foi composto por 200 integrantes.

A manifestação também é uma resposta à presença da força tática da Polícia Militar dentro do campus, para impedir a realização de piquetes de funcionários. Os trabalhadores da USP estão em greve desde o dia 5 de maio e pedem 17% de reajuste salarial e incorporação de R$ 200 à remuneração, dentre outras reivindicações.

De acordo com Cavali, o protesto também é uma crítica ao "filtro social" que a Fuvest representa, para que o "acesso à universidade não seja livre".

"Foi um protesto espontâneo, que acabou virando um 'trancaço'. Programamos outro para a próxima terça-feira [9]", diz. De acordo com Cavali, os manifestantes se dispersavam por volta das 17h20. Uma assembleia de estudantes está marcada às 18h desta quinta-feira (4).
Leia mais
Piquetes prosseguem, apesar de liminar
Veja fotos da ação da PM na USP
Imagens do piquete dos funcionários no dia 27
Alunos invadem reitoria em 25/5; veja fotos
Reitoria da USP entra na Justiça contra piquetes de grevistas
Estudantes desocupam reitoria da USP
Estudantes e funcionários invadem reitoria da USP
Reitores propõem 6,05% de reajuste; Sintusp diz que "é pouco"
Protesto na USP tem churrasquinho e samba
Professores da USP decidem parar atividades na segunda-feira (18)
Funcionários da USP iniciam greve nesta terça
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Intercâmbio

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host