UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

14/07/2009 - 14h17

Veja a lista de universidades que vão adotar o Enem 2009 no vestibular

Da Redação
Em São Paulo
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 será aceito em pelo menos 66 vestibulares de universidades públicas de todo o país - dentre elas a USP (Universidade de São Paulo), a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

As universidades e institutos federais que aderiram totalmente ao Enem 2009 vão incluir suas vagas em um sistema elaborado pelo ministério, no qual os estudantes poderão se candidatar aos cursos oferecidos. A pasta ainda deve divulgar as datas de inscrição no sistema, mas a participação no Enem é condição obrigatória para poder concorrer.

  • USP, Unicamp e mais 60 instituições vão usar o Enem 2009 no vestibular

  • As inscrições do Enem 2009 vão até as 23h59 da próxima sexta-feira, dia 17 de julho, e só podem ser feitas pela internet. É preciso preencher o cadastro e imprimir o comprovante de inscrição e o boleto; a taxa custa R$ 35.

    Veja a lista das universidades e institutos federais que utilizarão o exame:

    USP

    No vestibular da Fuvest, que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo), para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, a nota do enem é utilizada na primeira fase do vestibular. O exame será utilizado também para compor o bônus para alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas do país.

    Para o vestibular deste ano, a Fuvest só irá aceitar a nota do Enem 2009.

    Unicamp

    No vestibular 2010 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a nota da parte objetiva do Enem pode contribuir com 20% da nota da 1ª fase do vestibular, e só será considerado quando melhorar essa nota.

    A Unicamp só aceitará o Enem 2009; notas de exames anteriores não poderão ser contadas.

    Unesp

    No vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista), o Enem 2009 poderá contar como 20% da nota de conhecimentos gerais, quando superior a ela. Isso representa 10% da nota final do vestibular (para cursos em que não há prova de habilidades; para esses, o Enem representa 6,66% do desempenho).

    No vestibular 2009, o Enem tinha menor porcentagem na nota final (4%).

    Universidades federais

    Região Sudeste

    Unifesp

    No vestibular 2010 da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), dos 26 cursos oferecidos, 19 utilizarão somente o Enem 2009 como vestibular e 7 graduações terão duas fases obrigatórias (Enem 2009 e prova). Para os cursos com processo seletivo em duas fases, será necessário fazer duas inscrições: uma para o Enem 2009, até o dia 17 de julho, e outra para a segunda fase, entre os dias 1º e 30 de setembro.

    Os cursos que terão duas fases são: ciências biológicas (Diadema), engenharia química (Diadema), letras (Guarulhos), ciências biológicas - modalidade médica (São Paulo), enfermagem (São Paulo), fonoaudiologia (São Paulo) e medicina (São Paulo).

    Veja os cursos que utilizarão somente o Enem 2009 como critério para entrada no calendário do vestibular.

    UFABC

    A UFABC (Universidade Federal do ABC), em São Paulo, utilizará o Enem 2009 como forma única de seleção de candidatos à graduação. Portanto, os interessados em ingressar nos cursos da universidade em 2010 devem se submeter, obrigatoriamente, à avaliação do novo Enem.

    A universidade tem um posto para inscrições ao Enem e recebe pedidos até 17 de julho. Os interessados terão acesso a computadores conectados à internet e poderão imprimir o boleto bancário da taxa de inscrição no valor de R$ 35. Estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas estão isentos desse pagamento. Veja o endereço:

  • Av. Atlântica, 420, Valparaíso - Santo André
    Atendimento: de 22/6 a 17/7, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
    O candidato deve ter em mãos os números do CPF e do documento de identidade.

    UFSCar

    A UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) irá considerar o desempenho no Enem 2009 como metade da nota final do vestibular 2010, ou seja, a inscrição no Enem é obrigatória. Serão oferecidas 2.577 vagas em 57 cursos, nos campi de São Carlos, de Araras e de Sorocaba.

    Depois de se inscrever no exame nacional, os vestibulandos devem se inscrever no vestibular, no período de 1º a 30 de setembro, exclusivamente pela internet. O período para pedidos de isenção de taxa da UFSCar vai de 6 a 23 de julho; veja mais informações no manual do candidato, disponível em no site da instituição.

    Unirio

    A Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) adotará o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes já em 2009.

    UFRJ

    A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) vai adotar o Enem como primeira fase. A segunda etapa será aplicada pela UFRJ. Veja outras informações no edital.

    UFF

    A UFF (Universidade Federal Fluminense) - A partir de 2010 o Enem será utilizado para compor parte da nota da 1ª fase. A nota do Enem também servirá como bônus de 10% a 15% para compor a nota da segunda fase de alunos das redes públicas.

    UFRRJ

    A UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) adotará o Enem como fase única já em 2009 e para o preenchimento das vagas remanescentes.

    Ufes

    A Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) vai usar o Enem 2009 na primeira fase do vestibular 2010.

    UFVJM

    A UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), em Minas Gerais, vai usar o Enem como fase única, já em 2009, para preencher 50% das vagas do processo seletivo e para as vagas remanescentes. A outra metade das vagas do vestibular 2010 será preenchida por meio do vestibular seriado.

    UFU

    A UFU (Universidade Federal de Uberlândia) adotará, no vestibular 2010, o Enem como primeira fase do processo seletivo. A segunda fase será aplicada pela universidade, em janeiro de 2010.

    UFV

    A UFV (Universidade Federal de Viçosa) usará o Enem para compor 50% da nota final do vestibular. O exame também será adotado como critério para preencher as vagas remanescentes.

    Unifal

    A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) adotará o Enem como fase única do vestibular 2010.

    UFTM

    A UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) utilizará o Novo Enem de 2009 como parte da nota (20%) primeira fase do vestibular 2010.

    Unifei

    A Unifei (Universidade Federal de Itajubá) fará Utilização do Novo Enem como fase única para 4 cursos do campus de Itajubá (física, matemática, sistemas de informação e engenharia de materiais) e para todos os cursos do campus de Itabira. Para os demais cursos do campus de Itajubá (administração, ciências da computação e engenharias ambiental, da computação, de controle e automação, de produção mecânica, elétrica, hídrica, e mecânica), o Novo Enem será utilizado como primeira fase.

    UFJF

    A UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) permitirá que o candidato opte entre usar a nota do Enem na primeira fase ou fazer o vestibular tradicional.

    Ufla

    A (Universidade Federal de Lavras) irá considerar o Enem como fase única para 60% das vagas do vestibular 2010. As demais serão ocupadas por ingressantes do processo seriado de ingresso, em que a nota do Enem compõe a 3ª fase.

    Ufop

    A Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto) utilizará o Enem 2009 como primeira fase do vestibular 2010. A segunda fase será realizada por processo seletivo próprio.

    UFSJ

    A UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei) utilizará o novo Enem de três formas:
  • em substituição a nota da Prova de Conhecimentos Gerais da UFSJ, caso a nota da parte objetiva do Enem seja maior. Neste caso, a nota da redação do Enem não será considerada;
  • reserva de 10% das vagas de cada curso para o Sistema de Seleção Unificado do MEC;
  • para ocupação de vagas ociosas do vestibular, através do cadastro no Sistema de Seleção Unificado.

    Região Sul

    UFPR

    A UFPR (Universidade Federal do Paraná) vai considerar o desempenho no Enem 2009 como 10% da nota final no vestibular 2010. Ou seja, quem não fizer o Enem desse ano terá somente 90% da nota. Os dados referentes à inscrição no exame devem ser informados no ato da inscrição do vestibular. Veja a resolução completa sobre o uso do Enem.

    A universidade disponibiliza três postos de atendimento para a realização das inscrições: um na reitoria, outro em Palotina e outro no Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Paraná. O atendimento é das 8h às 18h. Outras informações podem ser obtidas no site da UFPR.

    UTFPR

    Para o vestibular 2010 da UTFPR (Universidade Técnica Federal do Paraná), será considerada somente a nota do Enem 2009; portanto, os interessados em uma das vagas da instituição devem se inscrever, obrigatoriamente, no Enem 2009.

    UFSC

    No vestibular da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), o Enem 2009 poderá ser considerado como 20% da nota final. A inclusão do Enem será optativa e, caso prejudique o candidato, será descartada.

    Para compor sua nota com o novo Enem, o candidato deverá fazer esta opção já na inscrição do concurso. A nota do exame que será adotada se refere somente à da prova objetiva. Com relação à redação, o estudante continuará sendo avaliado no vestibular pela própria UFSC. Veja outros detalhes no comunicado da universidade.

    UFFS

    A UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), em Santa Catarina, irá utilizar como vestibular somente a nota do Enem 2009. Ou seja, tanto quem está concluindo o ensino médio quanto quem já concluiu os estudos terá que prestar o novo Enem.

    O processo seletivo de 2010 oferecerá 2.160 vagas para matrículas no primeiro e no segundo semestres de 2010, distribuídas entre as cidades de Chapecó (900 vagas), Erechim (400), Cerro Largo (330), Realeza (270) e Laranjeiras do Sul (260).

    A UFFS ainda divulgará editais complementares ao edital da UFSC sobre cursos, vagas, turnos, prazos, procedimentos e documentos necessários à inscrição no processo seletivo. Outras informações podem ser obtidas no site da UFFS ou pelo telefone 0/xx/48/3721-6646.

    UFCSPA

    A UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), no Rio Grande do Sul, irá utilizar somente a nota do Enem 2009 como critério de escolha de candidatos a uma das 368 vagas oferecidas. Os interessados devem se inscrever ao exame até as 23h59 do dia 17 de julho, somente pela internet. Veja mais detalhes no edital do vestibular.

    A universidade disponibiliza posto de inscrição na Rua Sarmento Leite, 245, em sua Biblioteca, de segunda a sexta-feira das 8h às 21h30 e aos sábados, das 8h às 14h.

    Unipampa

    Na Unipampa (Universidade Federal do Pampa), no Rio Grande do Sul, o ingresso para todos os cursos no vestibular 2010 deverá ser feito pelo Enem. Para esse vestibular, a instituição oferecerá cinco novos cursos, totalizando 46 opções de graduação.

    Foram aprovados os cursos de engenharia de software (noturno) e engenharia agrícola (integral), ambos com 50 vagas, para o campus Alegrete. O campus Santana do Livramento aprovou o curso de ciências econômicas (noturno, com 50 vagas) e o campus São Borja aprovou relações públicas, com ênfase em produção cultural (noturno, com 50 vagas).

    O campus de Itaqui aprovou o curso de nutrição (diurno, com 50 vagas) e Uruguaiana terá mais 30 vagas em medicina veterinária, originalmente com 50 vagas.

    Furg

    A Furg (Universidade Federal do Rio Grande), no Rio Grande do Sul, considerará o Enem 2009 como metade da nota do vestibular 2010; a outra metade virá das provas, que serão aplicadas em dezembro. O edital do vestibular 2010 deverá ser divulgado em setembro.

    UFPel

    A UFPel (Universidade Federal de Pelotas), no Rio Grande do Sul, irá utilizar como critério para entrada no vestibular 2010 somente o Enem 2009. A instituição foi uma das primeiras a aderir ao novo sistema.

    Região Nordeste

    Univasf

    A Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco) adotará o Enem em fase única e para vagas remanescentes a partir de 2009. Veja mais informações no edital do vestibular.

    UFBA

    A UFBA (Universidade Federal da Bahia) adotará o Enem para os cursos de bacharelado interdisciplinar e para os cursossuperiores de tecnologia. As graduações de formato tradicional da UFBA continuarão tendo ingresso pelo vestibular regular. Os candidatos a todos os cursos terão que se inscrever na universidade entre os dias 1 e 14 de setembro.

    O edital do vestibular deve ser divulgado até o dia 23 de agosto.

    UFMA

    A UFMA (Universidade Federal do Maranhão) deverá adotar o Enem em fase única.

    UFS

    A UFS (Universidade Federal de Sergipe) utilizará o novo Enem para o preenchimento de vagas remanescentes.

    UFPI

    A UFPI (Universidade Federal do Piauí) adotará o Enem como fase única para metade das vagas de todos os cursos e para preencher vagas remanescentes a partir do processo de 2009. A outra metade das vagas será preenchida pelo processo seletivo seriado da instituição (PSIU - Programa Seriado de Ingresso na Universidade).

    UFPE

    A UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) irá adotar o Enem 2009 para 1ª fase do vestibular 2010. Além disso, todos os candidatos farão a segunda fase do vestibular, nos dias 20 e 21 de dezembro, diferentemente do que ocorria nos processo anteriores.

    UFRPE

    A UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) adotará o Enem em fase única e vagas remanescentes a partir de 2009.

    Ufersa

    A Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido) adotará o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009.

    Ufal

    A Ufal (Universidade Federal de Alagoas) utilizará o Enem 2009 somente para preenchimento das vagas remanescentes.

    UFRB

    A UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) irá Utilizar o Enem 2009 como fase única para 70% das vagas ofertadas e como parte da nota para 30% das vagas. Também será utilizado para o preenchimento das vagas remanescentes.

    UFCG

    A UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) Utilizará o novo Enem para ocupação das vagas remanescentes.

    Região Norte

    Ufam

    A Ufam (Universidade Federal do Amazonas) usará a nota do Enem como fase única para preencher 50% das vagas do processo seletivo. As outras 50% serão preenchidas por meio de avaliação seriada. Veja outras informações no edital com informações sobre o uso do Enem.

    A relação de cursos e o quantitativo de vagas para o ingresso em 2010 devem ser divulgados até 30 de outubro.

    Ufac

    A Ufac (Universidade Federal do Acre) Utilizará o Enem somente para o preenchimento de vagas remanescentes.

    Unir

    A Unir (Universidade Federal de Rondônia) utilizará o Enem 2009 como fase única para 10% das vagas. As inscrições ao vestibular da Unir vão de 29 de julho a 10 de agosto. Veja outros detalhes no site da universidade.

    Em 2010, a Unir terá os seguintes novos cursos: teatro, artes visuais e música, em Porto Velho; engenharia de produção agroindustrial, no campus de Cacoal; gestão ambiental, em Guajará-Mirim; história, em Rolim de Moura; e administração, em Vilhena.

    UFT

    A UFT (Universidade Federal do Tocantins) utilizará o novo Enem como fase única para 25% das vagas do vestibular 2010, exceto para o curso de arquitetura e urbanismo. As demais vagas serão preenchidas pelo processo seletivo próprio da universidade. Veja outras informações no edital específico.

    UFRR

    A UFRR (Universidade Federal de Roraima) vai considerar o Enem 2009 somente para seleção de vagas remanescentes do vestibular 2010.

    Região Centro-Oeste

    UFG

    A UFG (Universidade Federal de Goiás) irá Utilizar o Enem como parte da nota (40%) da 1ª fase de seleção e para vagas remanescentes.

    UFMT

    A UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso) vai usar a nota do Enem para seleção em fase única para as 5.031 vagas oferecidas no vestibular 2010 e para vagas remanescentes. Veja outros detalhes no edital.

    UFMS

    A UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) adotará o Enem como 1ª fase para o vestibular 2010 e para o preenchimento de vagas remanescentes. No vestibular 2011, adotará o exame como fase única.

    Institutos federais

    IFRJ

    O IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro) vai usar o Enem para preencher 100% de suas vagas de graduação
    (cursos superiores de tecnologia e licenciaturas) para 2010.

    IFRN

    O IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte) utilizará o Enem como fase única para ingresso nos cursos de graduação.

    IFG

    O IFG (Instituto Federal de Goiás) utilizará o Enem para 20% das vagas dos cursos superiores de tecnologia.

    IFSC

    No IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), do total de vagas oferecidas nos cursos superiores, 20% serão destinadas a candidatos que optem pela utilização da nota do Enem.

    IFPB

    O IFPB (Instituto Federal da Paraíba) vai utilizar o Enem como fase única para ingresso nos cursos superiores
    de tecnologia e licenciaturas.

    IFRS

    No IFRS (Instituto Federal Sul-rio-grandense), no Rio Grande do Sul, o aluno poderá optar a utilização da nota do Enem ou do processo seletivo tradicional da instituição.

    IFPI

    O IFPI (Instituto Federal do Piauí) vai usar o Enem para preencher 100% de suas vagas de graduação (cursos superiores de tecnologia e licenciaturas) para 2010.

    IFPA

    O IFPA (Instituto Federal do Pará) vai usar o Enem como única forma de acesso aos cursos superiores de
    tecnologia e licenciaturas.

    IFF

    O IFF (Instituto Federal Fluminense), no Rio de Janeiro, irá oferecer 50% das vagas dos cursos superiores de tecnologia e licenciaturas para os candidatos do Enem 2009.

    IFRS

    O IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul) vai usar o Enem como fase única para ingresso aos cursos superiores de tecnologia e licenciaturas.

    IFBA

    O IFBA (Instituto Federal da Bahia) vai usar o Enem para 50% das vagas oferecidas.

    IFB

    O IFB (Instituto Federal de Brasília) vai usar o Enem para ingresso no seu curso superior de tecnologia:
    agroecologia.

    IFS

    O IFS (Instituto Federal de Sergipe) vai usar o Enem como fase única para ingresso na graduação.

    IFMA

    O IFMA (Instituto Federal do Maranhão) vai usar o Enem como fase única para ingresso na graduação.

    IFES

    O Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo) vai usar o Enem para 20% das vagas de graduação.

    IFMG

    O IFMG (Instituto Federal do Sul de Minas Gerais) vai usar a nota do Enem mais vestibular próprio para acesso às
    graduações.

    IFTM

    O IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro), em Minas Gerais, vai usar o Enem como fase única para ingresso nos cursos superiores.

    IFAL

    O IFAL (Instituto Federal de Alagoas) vai usar o Enem para 50% das vagas de graduação.

    Cefet-RJ

    O Cefet Rio de Janeiro (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca) vai usar o Enem como fase única para ingresso na graduação.
  • Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

      Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

      Lição de Casa

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host