UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

Aos 90 anos, morre no Quênia o estudante "mais velho do mundo"

Aos 90 anos, morre no Quênia o estudante "mais velho do mundo"
Morreu nesta sexta-feira (14), no Quênia, Kimani Maruge, de 90 anos, considerado o estudante "mais velho do mundo".

Maruge, um fazendeiro analfabeto, ganhou a mídia internacional quando resolveu estudar após a introdução da escola primária gratuita no país, em 2003, pelo presidente Mwai Kibaki.

Reuters
Kimani Maruge, 90 anos, era considerado o estudante "mais velho do mundo
A televisão queniana disse que ele foi diagnosticado com câncer no começo deste ano e passou por uma cirurgia. Sua saúde se deteriorou desde então.

O veterano da revolta de Mau Mau, em 1950, contra as forças de colonização britânicas, que nunca teve a chance de estudar quando criança, virou uma celebridade nacional e um símbolo da educação gratuita em todo o mundo.

Em 2005, ele viajou para as Nações Unidas, em Nova York, para pedir aos líderes de todo o mundo educação aos pobres. Ele continuou estudando mesmo depois que sua casa foi queimada durante os distúrbios pós-eleições que aconteceram no país no ano passado. Ele teve que se mudar para um campo de refugiados e, depois, para uma casa de idosos em Nairóbi, capital do país.

A imprensa local diz que faltavam apenas dois anos para ele completar os estudos.

Em entrevista de 2006, Maruge disse à Reuters que ele queria ir para a escola para poder ler a Bíblia e que pararia de estudar apenas se ficasse cegou ou morresse. "A liberdade é aprender", disse na época.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Lição de Casa Dicionários

    Aulete

    Português

    Houaiss

    Português

    Michaelis


    Tradutor Babylon


    Intercâmbio

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host