UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

19/08/2009 - 18h29

Enem 2009: 22 escolas do Rio divulgam "carta aberta" e pedem adiamento do exame

Karina Yamamoto
Editora do UOL Educação
Um grupo de escolas particulares divulgou nesta quarta (19) uma "carta aberta" pedindo ao MEC (Ministério da Educação) o adiamento do Enem 2009, Exame Nacional do Ensino Médio, marcado para os dias 3 e 4 de outubro.

"Estamos reforçando um pedido que a Federação Nacional das Escolas Particulares fez ao Inep no final de julho", disse Edgar Flexa Ribeiro, representante do Sinepe Rio (Sindicato das Escolas Particulares do Município do Rio de Janeiro). Segundo Flexa Ribeiro, a intenção é proporcionar mais tempo de estudo aos alunos. Para as escolas, seus estudantes podem ser prejudicados por causa das aulas perdidas em função da prorrogação do recesso escolar. Mais de 15 milhões de alunos tiveram as atividades escolares suspensas ou férias prorrogadas por causa da gripe suína.

  • Veja a íntegra da carta das escolas

    Segundo o documento, as 22 escolas signatárias são responsáveis por uma clientela de 25 mil alunos. A carta reforça que os alunos tiveram "prejuízos pedagógicos" e pedem "sensibilidade" aos órgãos públicos "no sentido de criarem as condições para que superemos os desafios que ora se impõem".

    Data do Enem está mantida

    Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC responsável pela elaboração e por toda a logística do Enem 2009, não há planos de transferir o exame para outra data.

    Em uma enquete informal, realizada pelo UOL Educação entre os dias 6 e 19 de agosto, 71, 51% dos internautas se mostraram a favor do adiamento do Enem 2009. Em mais da metade dos votos (58,64%), os internautas apontaram a falta tempo de preparo dos alunos para a prova. A pesquisa ainda está em curso. Para votar, clique aqui

    Você acha que o Enem 2009 deve ser adiado por causa da gripe suína? Vote

    O que é o Enem

    Criado em 1998, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

    O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Prouni (Programa Universidade para Todos).

    Neste ano, o MEC propôs mudanças no formato do exame para que ele pudesse também ser utilizado como exame de seleção para o ensino superior.

    O Enem 2009 terá 180 questões e tempo de duração total de 10h, sendo 4h30 no primeiro dia e 5h30 no segundo.


  • Faça o simulado online
  • Veja quais federais vão adotar o Enem 2009 no vestibular


  • No primeiro dia de exame (3/10), haverá provas de ciências da natureza e suas tecnologias e, depois, ciências humanas e suas tecnologias. Nesse dia, os candidatos terão 4h30 para resolver as questões.

    No segundo dia (4/10), serão aplicadas a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, que inclui a redação, e a prova de matemática e suas tecnologias. Os estudantes terão 5h30 para a resolução dos exames desse dia.



    Leia mais
    Confira 20 perguntas e respostas sobre o novo Enem
    Banco de Redações: treine para a redação do Enem
    Estar por dentro de atualidades ajuda na redação do Enem
    Veja todos os temas de redação já cobrados no Enem
    Confira 11 temas de matemática e biologia
    Veja dicas para física e geografia no Enem 2009
    Leia as orientações para história e química
    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

    Receba notícias

    FALE COM UOL EDUCAÇÃO

    Shopping UOL

    Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

    Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

    Lição de Casa

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host