UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

30/09/2009 - 17h27

Enem 2009: MEC divulga balanço de inscritos; número de 4,1 milhões de candidatos é recorde

Da Redação
Em São Paulo
Atualizada às 18h11

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta quarta-feira (30) o número oficial de inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. São esperados 4.147.527 de estudantes na avaliação deste sábado (3) e domingo (4). O número é recorde.

A prova será realizada em 10.385 escolas diferentes de 1.826 municípios com, ao todo, 113.857 salas de prova.

Problemas com local de provas

Os candidatos que tiveram problemas com a cidade de realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 deverão receber um aviso via SMS sobre a mudança de local de prova.

  • MEC vai priorizar quem está com local de prova em cidade distante
  • Questões fáceis vão estar no começo da prova
  • MEC vai enviar novo SMS para quem mudou de local de prova
  • Candidatos sem cartão de confirmação podem fazer prova apenas com RG

  • Segundo nota divulgada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), organizador da avaliação, os estudantes que forneceram o número de celular serão avisados até a sexta-feira (2).

    Quem preferir, pode consultar o local definitivo no site do MEC (Ministério da Educação).

    A pasta informou que vai analisar todos os pedidos de mudança de cidade, que tenham sido provocados por equívocos na hora de inscrição. As solicitações devem ser encaminhadas ao endereço faleconosco@inep.gov.br até quinta-feira (1º), às 12h (horário de Brasília).

    No e-mail, o candidato deve informar seu nome, número de inscrição, número de CPF e nome da mãe. É necessário também relatar o problema com o local de prova definido pela instituição.

    No dia da prova

    Os candidatos do Enem 2009 que não tiverem recebido o cartão de confirmação de inscrição pelos Correios poderão fazer a prova apenas apresentando o RG, desde que compareçam ao local de prova definido pelos organizadores do exame. No site é possível imprimir o cartão de confirmação de inscrição e o questionário sócio-econômico.

    De acordo com o MEC, até as 16h desta segunda (28), 400 casos de estudantes com local de prova em municípios diferentes foram encaminhados ao serviço de atendimento do Enem, entre os mais de 4 milhões de participantes. O número de casos de estudantes que fariam o exame em locações muito distantes, segundo a instituição, ocorreu somente em São Paulo, e havia atingido 200 pessoas até ontem.

    Dia do Exame

    O Enem 2009 será aplicado em 1.826 municípios brasileiros, nos dias 3 e 4 de outubro, da seguinte maneira:

  • 3/10 (sábado): das 13h às 17h30 - prova 1: ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias.
  • 4/10 (domingo): das 13h às 18h30 - prova 2: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e matemática e suas tecnologias.

  • Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília (DF). As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional. Os locais de prova serão os mesmos nos dois dias. É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora.

    Cada área concentra 45 itens de múltipla escolha, distribuídos em blocos de diferentes níveis de dificuldade. Em cada dia serão distribuídos aos participantes quatro diferentes modelos de prova, todos da mesma cor, onde as questões estarão ordenadas diferentemente.

    A redação deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

    Por motivos de segurança, o participante só poderá ausentar-se do local de prova após duas horas do início do exame.

    O que levar

    Será necessário apresentar original ou cópia devidamente autenticada de documento de identificação, cartão de confirmação de inscrição, folha de respostas do questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto nº 2 e borracha macia.

    Durante a realização da prova não será admitida consulta ou comunicação entre os inscritos, nem a utilização de livros, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou superior, relógio com calculadora, canetas eletrônicas ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens.

    Os participantes devem evitar também o uso de boné, óculos escuros ou qualquer outro objeto que cubra os cabelos e orelhas, por critérios de segurança.

    Gabarito

    Apenas depois de decorridas quatro horas do início do exame o participante poderá deixar sua sala portando o caderno de prova, tanto no sábado quanto no domingo. Caso contrário, ele deverá entregar seu caderno de prova ao aplicador da sala, juntamente com a folha de respostas e a folha de redação (no segundo dia).

    Os gabaritos, as provas dos dois dias do Enem 2009 e as regra para que o participante identifique o respectivo modelo de prova estarão disponíveis na internet no domingo, dia 4 de outubro, às 19h, depois do término do exame em todo o território nacional.

    Enem no vestibular

    O inscrito no Enem terá ainda o direito de participar do vestibular unificado do MEC. Ele poderá optar por cinco cursos em instituições federais e, de acordo com o desempenho, simular a posição na graduação pretendida, em comparação com as notas dos demais concorrentes.

    Além de substituir o processo seletivo pela prova do MEC, as universidades federais puderam optar ainda por outras três formas de adesão ao Enem 2009. São elas: substituir apenas a primeira fase do vestibular; combinar a nota do Enem com a nota do vestibular tradicional (nesta modalidade, a universidade fica livre para decidir um percentual do Enem que será utilizado na média definitiva); usar o Enem como fase única apenas para as vagas ociosas da universidade.

    Mais informações

    Outras informações podem ser obtidas no site do Inep; pelo Programa Fala Brasil (telefone 0800-616161), das 8h às 20h; ou pelo e-mail faleconosco@inep.gov.br, das 8h às 20h, inclusive nos dois dias de prova.

    Leia mais
    Confira 20 perguntas e respostas sobre o novo Enem
    Banco de Redações: treine para a redação do Enem
    Não há perspectiva de substituir primeira fase da Fuvest por novo Enem
    Conselho aprova uso do novo Enem em vestibulares de Institutos Federais
    Inglês fica de fora do novo Enem em 2009, diz MEC
    Novo Enem é ruim para avaliar a qualidade do ensino médio, diz pesquisadora
    Mapa Enem 2008: veja onde ficam as 20 melhores escolas
    No Enem 2008, 74,3% das escolas do país ficam abaixo da média nacional
    RS tem mais escolas com bom desempenho no Enem 2008; veja a situação de seu Estado
    Desempenho de escolas estaduais é prejudicado por baixo investimento, diz ministro
    Melhor do Brasil no Enem 2008 tem ensino integral e faz prova aos sábados
    Rio emplaca sete escolas entre as melhores; veja ranking por Estado


    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

      Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

      Lição de Casa

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host