UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

04/09/2009 - 05h59

Enade 2008: consulte a situação do ensino superior no seu Estado

Da Redação
Em São Paulo
O MEC (Ministério da Educação) divulgou os dados do Enade 2008 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) nesta quinta (3).Cada curso de graduação pode tirar nota de 1 a 5, sendo que 1 e 2 são considerados desempenhos insatisfatórios.

No infográfico abaixo, é possível verificar a quantidade de cursos que obtiveram conceitos de 1 a 5 em cada uma das unidades da federação, clicando sobre ela no mapa. Ao selecionar pelo conceito (clicando sobre os números e os quadrinhos coloridos) você confere a situação dos Estados e do DF (Distrito Federal). Quanto maior a taxa de cursos com a nota selecionada, mais escura é a cor no Estado.



O Enade é aplicado todos os anos a graduações de diferentes áreas do conhecimento. Cada curso é avaliado a cada três anos. Ou seja, se o exame para matemática ocorreu em 2008, ele só será repetido em 2011.

Em 2008, foram avaliados estudantes das seguintes áreas: matemática, letras, física, química, biologia, pedagogia, arquitetura e urbanismo, história, geografia, filosofia, computação, ciências sociais e engenharia. Além dessas, graduações de áreas tecnológicas foram convocadas para o exame, como os cursos de tecnologia em alimentos, análise e desenvolvimento de sistemas, automação industrial, construção de edifícios, fabricação mecânica, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, redes de computadores e saneamento ambiental.

Neste ano, para avaliar a qualidade dos cursos superiores, o MEC optou por utilizar apenas as notas dos concluintes das graduações. "Ele mostra qual curso forma profissionais mais bem preparados. É muito importante de analisá-lo", Reynaldo Fernandes, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que elabora os índices.
Leia mais
Saiba o que é o Enade, o IDD e o CPC e como usá-los para escolher a faculdade
Veja o ranking do Enade 2008; mais de um terço dos cursos teve nota ruim
Enade 2008: 40% dos cursos de Pernambuco tiveram nota insatisfatória
CPC 2008: 1.566 cursos precisam de supervisão; veja lista
Segundo MEC, só 1% das faculdades são top; 29,4% têm notas insatisfatórias
Nove instituições estão na mira do MEC, diz secretária; veja quais são
Unifesp é a melhor universidade do país, segundo índice do MEC
USP decide boicotar o Enade 2009
MEC define data de aplicação do Enade
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Compartilhe:

    Receba notícias

    Shopping UOL

    Hospedagem: UOL Host