UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

06/11/2009 - 06h45

Veja 15 perguntas e respostas sobre o Enade 2009; 1,1 milhão fazem prova no domingo

Simone Harnik
Em São Paulo
Neste domingo (8), 1,1 milhão de universitários de 997 municípios estão convocados para o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2009. Se você pensa em faltar à prova para aproveitar o fim de semana ensolarado, pense duas vezes: estar presente na avaliação é requisito obrigatório para conseguir o diploma.

  • Confira seu local de prova

  • 1- O que acontece se eu faltar à prova?

    Quem faltar, não se forma e fica com o diploma retido. O manual do Enade é bem claro: a prova é "componente curricular obrigatório aos cursos de graduação". No histórico escolar vai constar a informação de sua participação ou ausência no exame.

    2- Quais são os cursos que terão provas?

    Os cursos avaliados são os seguintes: administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro, turismo. Também fazem prova os cursos de tecnologia em design de moda, em gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.

    3- Existe alguém dispensado dessa avaliação?

    Pela lei, estão dispensados os que colaram grau até o dia 31 de agosto e os que tiverem, no dia da prova, cursando atividades curriculares no exterior (em um intercâmbio por exemplo). Algumas instituições, como a USP (Universidade de São Paulo), por exemplo, boicotam o exame - o que implica que os alunos não participam.

    4- É possível justificar a ausência?

    A assessoria de imprensa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou que, após as outras edições da prova, foi aberto um prazo para justificativas dos faltantes, que são submetidas a avaliação de uma banca. Mas isso só acontece após o exame, depois de publicação das regras no Diário Oficial. Ou seja: até o momento, não há procedimentos definidos sobre o caso de abstenção.

    5- Qual é o horário da prova mesmo?

    A prova começa às 13h e não é permitida a entrada de retardatários. O MEC (Ministério da Educação) recomenda a chegada às 12h15.

    6- Quero trocar meu local de provas. É possível?

    Não. Confira seu local de prova.

    7- Qual é a duração do exame? Há tempo mínimo para sair?

    A duração da prova é de, no máximo, quatro horas. A saída, até 2008, só era permitida com uma hora e meia de duração. No manual do candidato deste ano, não consta o tempo mínimo da prova.

    8- O que é preciso levar?

    Só o documento de identificação (com fotografia), caneta esferográfica de tinta preta e gabarito de respostas do questionário sócio-econômico. Essas respostas não são obrigatórias. Se você esquecer ou não quiser levar, não há problemas.

    9- Não sei se tenho de fazer a prova, como descubro?

    Você pode consultar na página oficial ou telefonar para o atendimento do governo, no Fala Brasil: 0800-616161 (ligação gratuita).

    10- Todos os alunos são convocados?

    Não. São convocados apenas os ingressantes e concluintes dos cursos avaliados.

    11- Não fiz o Enade no ano passado e consegui meu diploma. Por quê?

    Pois é. A maior mudança do Enade em 2009 é que ele passou a convocar todos os ingressantes e concluintes. Até o ano passado, havia um sorteio de ingressantes e concluintes que faziam a prova.

    12- Há motivos para fazer a prova? Ou posso só comparecer e deixar tudo em branco?

    É possível deixar tudo em branco. A nota dos alunos no Enade é utilizada para avaliar a universidade ou instituição de ensino. Uma nota boa, acaba contando para a universidade. O boicote, em geral, é descartado das contas pelo ministério.

    13- Como fico sabendo da minha nota?

    A divulgação do resultado oficial do exame é prevista para daqui a seis meses, sem data marcada. Cada estudante terá acesso à nota via internet.

    14- Como minha universidade vai saber se fiz o Enade?

    No dia 8 de dezembro, o MEC vai divulgar uma lista dos estudantes que estão em situação regular, ou seja, que participaram do Enade. Sem esse documento, não é possível fazer o registro de situação OK no histórico escolar.

    15- Só para lembrar, o que é o Enade mesmo?

    É um exame que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Ele é realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC. O objetivo é usar a nota do estudante como um dos indicadores de qualidade da faculdade.

    Leia mais
    Saiba como usar o Enade para escolher faculdade
    Veja o ranking do Enade 2008
    Segundo MEC, só 1% das faculdades são top
    Nove instituições estão na mira do MEC; veja quais são
    Unifesp é a melhor universidade do país, segundo índice do MEC
    USP decide boicotar o Enade 2009

    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Sobre o Enade Lição de Casa Dicionários

      Aulete

      Português

      Houaiss

      Português

      Michaelis


      Tradutor Babylon


      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host