UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

05/12/2009 - 13h01

Enem 2009 tem início para 4,1 milhões; candidatos temem cansaço de dois dias de prova

Ana Okada
Suelen Smosinski
Em São Paulo
Atualizada às 13h15

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 começou a ser aplicado neste sábado (5), às 13h, para 4.147.527 inscritos. A avaliação prossegue no domingo (6).

  • O que você achou das provas do Enem 2009?

  • Em um local de provas na zona sul da capital paulista, no bairro do Paraíso, os portões foram fechados às 13h, mas reabertos às 13h03 para a entrada de dez alunos atrasados. As muitas horas de prova são motivo de apreensão dos candidatos.

    "As provas antes eram mais fáceis e o Enem deste ano deve pegar pelo cansaço", afirma Jackeline Dias, 17, que pretende usar a nota da prova em uma vaga da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) ou em uma bolsa do Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo em universidades particulares.

    Sua amiga, Gabriela Maitê, 18, concorda: "São dois dias, é mais tempo de prova". Ela não pretende se inscrever em nenhuma faculdade, mas, se conseguir boa nota, pretende fazer faculdade para se tornar professora.

    Já Iza Araújo Bahia, 48, está ansiosa para garantir uma vaga no Prouni em nutrição ou gastronomia. "Estou esperando que não tenha nenhuma fraude e que a gente passe", disse.

    Vaga em engenharia é o desejo de Gabriel Kudo, 18, que vai tentar a UFABC (Universidade Federal do ABC). Ele também faz a Fuvest, que desconsiderou a nota do Enem, após a fraude no mês de outubro.

    Nos dias de prova, após as 19h30, o UOL Vestibular trará correção do exame, comentada por professores do Curso e Colégio Objetivo.

    Os gabaritos oficiais e provas dos dois dias do Enem serão divulgados somente no domingo, depois do término do exame em todo o território nacional.

  • Detentos farão Enem 2009 nos dias 5 e 6 de janeiro

  • Veja mais informações sobre o exame:

    Locais de prova

    Os endereços dos novos locais de prova do Enem podem ser conferidos no cartão de confirmação de inscrição verde, enviado aos candidatos pelos Correios, pelo telefone do Fala Brasil (0800-616161) ou pelo site do Enem.

    O novo cartão de confirmação de inscrição verde foi enviado a todos os inscritos via Correios e contém o local de prova, o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados individuais e a folha de leitura óptica para as respostas do questionário socioeconômico. Quem não recebeu o documento pode fazer prova, desde que se dirija ao local correto previsto, munido de documento de identificação com foto.

    Abertura dos portões

    Os portões de acesso aos locais de prova são abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília, DF). As provas serão iniciadas às 13h, em todo o território nacional. Os locais de prova serão os mesmos nos dois dias. É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora.

    Os organizadores do Enem informam que os candidatos de Estados que não estão em horário de verão devem considerar o horário oficial de Brasília (DF), a fim de não perder a prova.

    Aplicação das provas

    As provas do Enem 2009 serão aplicadas nos dias 5 e 6 de dezembro. No sábado, é aplicada a prova 1, com questões sobre ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. O exame ocorre das 13h às 17h30 (horário oficial de Brasília).

    No domingo, os candidatos farão a prova 2, com linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação, e matemática e suas tecnologias. O período de duração será maior: das 13h às 18h30 (horário oficial de Brasília), por causa da redação.

    Cada área das provas objetivas concentra 45 itens de múltipla escolha, distribuídos em blocos de diferentes níveis de dificuldade. Em cada dia será distribuída aos participantes um dos quatro diferentes modelos de prova existentes, em cores diferentes, nas quais as questões estarão ordenadas diferentemente.

    A redação deve ser feita em língua portuguesa e deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir do tema proposto. Nos dois dias de prova, o participante deve conferir, no cartão de confirmação, o número do seu CPF, seu nome e os demais dados pessoais.

    Os participantes só podem deixar o local de prova após duas horas do início do exame. É possível levar o caderno de prova somente após quatro horas de prova, tanto no sábado quanto no domingo. Caso contrário, ele deverá entregar o caderno ao aplicador da sala, juntamente com a folha de respostas da parte objetiva da prova e a folha de redação (no segundo dia).

    O que levar

    Nos dias de prova, é preciso levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, original do documento de identificação e o novo cartão de confirmação de inscrição verde. Atenção: não será aceito o cartão anterior, na cor branca.

    Os documentos de identificação aceitos são: carteiras expedidas pelos comandos militares, secretarias de segurança pública, institutos de identificação e pelos corpos de bombeiros militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista e carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente modelo com foto).

    O que não levar

    Não é permitido levar telefones celulares, agendas, canetas eletrônicas, relógios com calculadoras, pagers, mp3 ou superiores, microcomputadores ou similares.

    Durante a realização da prova, não é admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os participantes, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou superior, relógio com calculadora, canetas eletrônicas ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens. Não será permitido o uso de calculadoras nem consulta bibliográfica de qualquer espécie.

    Atendimento especial

    Os candidatos com necessidades especiais terão atendimento diferenciado de acordo com os recursos que solicitaram para a realização da prova.

    Participantes com deficiência visual farão provas em Braille, provas em formato digital acessível ou com auxílio de ledores. Participantes com baixa visão farão provas com caracteres ampliados no corpo 24 (padrão). Participantes surdocegos contarão com auxílio de guias-intérpretes e, aqueles com surdez, terão auxílio de intérprete/tradutor de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

    No caso de participantes com deficiência física ou pessoas com mobilidade reduzida, será garantida acessibilidade na estrutura física do local do exame. A todos eles será garantido o tempo de uma hora a mais para a realização das provas.

    Liberdade religiosa

    Participantes que se declararam sabatistas realizarão a prova após o pôr-do-sol no sábado, dia 5, às 19h (horário de Brasília). Esses candidatos deverão se apresentar nos devidos locais de prova no mesmo horário que os demais, entre 12h e 13h, horário de Brasília, sob as mesmas restrições relativas a materiais impressos e eletrônicos.

    Eles serão alocados em salas específicas e também terão 4h30 para responder ao caderno da prova 1, com questões das áreas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No domingo, fazem a prova no mesmo horário dos demais participantes do Enem.

    Fraude adia exame

    A avaliação, que deveria ter sido aplicada nos dias 3 e 4 de outubro, foi cancelada por conta do vazamento de seu conteúdo. Após a constatação da fraude, o MEC interrompeu o contrato com o Connasel (Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção), consórcio que estava responsável pela execução do Enem.

    Em regime de urgência, o Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília) e a Fundação Cesgranrio foram contratados para executar o novo exame. Os custos já atingiram R$ 131,9 milhões.

    Outras informações podem ser obtidas no site do Enem.
    Leia mais
    Veja fotos dos candidatos do Enem 2009
    Enem 2009 é adiado em mais um município inundado do ES
    BH: atrasados gritam em frente a local de prova
    DF: manifestantes pedem apoio a movimento contra Arruda
    Alagamento impede que estudantes façam o Enem no Espírito Santo
    Alunos que perderam prova do Enem em Brasília culpam chuva
    SP: Candidata desce do salto, corre sem sandália, e chega atrasada
    No Rio, 16 não conseguem entrar por causa de documentação
    Enem 2009 começa neste sábado para 4,1 milhões de inscritos
    Por medo, candidatos chegam cedo em Salvador
    Em BH, estudantes atrasados arrombam portão; polícia intervém
    Candidatos temem cansaço de dois dias de prova
    Enem 2009 começa neste sábado para 4,1 milhões de inscritos
    Enfraquecido, Enem começa hoje
    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

      Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

      Lição de Casa

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host