UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

05/12/2009 - 13h42

Por medo do transporte público, candidatos chegam cedo ao Enem 2009 em Salvador

Luiz Francisco
Especial para o UOL Educação
Em Salvador
Preocupados com a precariedade do sistema de transporte coletivo em Salvador - o metrô ainda não funciona na capital baiana -, os estudantes que se inscreveram para fazer a prova do Enem chegaram cedo aos locais de prova. "Estou aqui desde as 10h", afirmou a estudante Luiza Moreira, 19. "Não dá para confiar nos ônibus de Salvador. Então, resolvi sair cedo de casa", disse Paulo de Souza Dias, 20.

  • O que você achou das provas do Enem 2009?

  • Enquanto aguardavam a abertura dos portões, muitos estudantes encontraram na música e no baralho a fórmula para passar o tempo e diminuir a ansiedade. "Minha família não tem condições de pagar um curso superior para mim.

    Então, o Enem é minha grande oportunidade de frequentar uma universidade pública", disse Maria Cândida Ferreira de Jesus, 20. "Estou muito nervosa porque sei que a cobrança será grande", acrescentou.

    Caixa de um supermercado, Robson Souza, 22, disse que passou os últimos três meses fazendo simulados do Enem. "Para mim, as provas são difíceis porque não tenho uma base sólida. Mas, ao mesmo tempo, estudei muito e espero ser aprovado", acrescentou Souza, que tenta o Enem pela primeira vez.

    Mais experiente, César Araújo, 22, disse que "deixou o namoro de lado" para estudar. "Quem quer passar tem de priorizar os estudos. Então, não tive outra alternativa a não ser 'esquecer' a namorada." No ano passado, como treineiro, Araújo achou a prova fácil. "Depois de um ano, estou mais bem preparado e muito mais confiante."

    Em Salvador, muitos estudantes ganharam o incentivo dos pais. "Preferi acompanhar minha filha porque sei que, nesta idade, muitas coisas passam pela cabeça dos jovens", disse o motorista José Enaldo do Couto, 51. Sua filha, Roseana Couto, 20, elogiou a atitude do pai. "Sua presença aqui me dá tranquilidade e confiança."

    Antes de os portões serem abertos em Salvador, muitos estudantes também lembravam o cancelamento da prova em consequência do vazamento de algumas questões. "Infelizmente, no Brasil, há muitos oportunistas e os pobres sempre ficam à margem de tudo. Mas, pelo que vi, a segurança foi reforçada e tudo indica que não seremos prejudicados", afirmou Marina Silva, 19.

    Leia mais
    Veja fotos dos candidatos do Enem 2009
    Enem 2009 é adiado em mais um município inundado do ES
    BH: atrasados gritam em frente a local de prova
    DF: manifestantes pedem apoio a movimento contra Arruda
    Alagamento impede que estudantes façam o Enem no Espírito Santo
    Alunos que perderam prova do Enem em Brasília culpam chuva
    SP: Candidata desce do salto, corre sem sandália, e chega atrasada
    No Rio, 16 não conseguem entrar por causa de documentação
    Enem 2009 começa neste sábado para 4,1 milhões de inscritos
    Por medo, candidatos chegam cedo em Salvador
    Em BH, estudantes atrasados arrombam portão; polícia intervém
    Candidatos temem cansaço de dois dias de prova
    Enem 2009 começa neste sábado para 4,1 milhões de inscritos
    Enfraquecido, Enem começa hoje
    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

      Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

      Lição de Casa

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host