UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

05/12/2009 - 14h47

Enem 2009: Cerca de cem atrasados gritam palavras de ordem em frente a local de prova em BH

Rayder de Assis e Bragon
Especial para UOL Educação
Em Belo Horizonte
Cerca de cem atrasados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 gritavam palavras de ordem em frente ao Centro Universitário Newton Paiva, na região oeste de Belo Horizonte por volta das 14h deste sábado (5).

  • O que você achou das provas do Enem 2009?

  • Os atrasados bradavam: "Queremos prova! Queremos prova!". Eles chegaram a bloquear a rua por alguns minutos, mas foram retirados de lá pela polícia. Segundo um dos vinte policiais que atendiam a ocorrência, ninguém foi preso. Um B.O. (boletim de ocorrência) foi feito em função do arrombamento do portão.

    Os candidatos culpavam a chuva, o trânsito e uma feira livre nos arredores como motivos para o atraso. Houve até quem reclamasse que a nova data do Enem não era propícia por causa da proximidade com as festas de final de ano, o que, na opinião deles, intensifica o tráfego de carros. O exame seria nos dias 3 e 4 de outubro, mas foi adiado por causa de uma fraude.

    Confusão

    Cerca de 80 estudantes que chegaram atrasados ao Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte, arrombaram os portões da instituição no começo da tarde. A confusão começou por volta de 13h10, cinco minutos após o encerramento da entrada.

    Um grupo de cerca de 30 candidatos destruiram os portões para garantir sua entrada. Alguns minutos depois, um ônibus com mais 50 pessoas estacionou em frente ao local de prova. Os passageiros encontraram passagem livre para o centro universitário.

    A polícia foi chamada ao local pelos coordenadores do exame para barrar a tentativa dos estudantes de entrarem nas salas de prova.

    Aplicação das provas

    As provas do Enem 2009 serão aplicadas nos dias 5 e 6 de dezembro. No sábado, é aplicada a prova 1, com questões sobre ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. O exame ocorre das 13h às 17h30 (horário oficial de Brasília).

    No domingo, os candidatos farão a prova 2, com linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação, e matemática e suas tecnologias. O período de duração será maior: das 13h às 18h30 (horário oficial de Brasília), por causa da redação.

    Cada área das provas objetivas concentra 45 itens de múltipla escolha, distribuídos em blocos de diferentes níveis de dificuldade. Em cada dia será distribuída aos participantes um dos quatro diferentes modelos de prova existentes, em cores diferentes, nas quais as questões estarão ordenadas diferentemente.

    A redação deve ser feita em língua portuguesa e deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir do tema proposto. Nos dois dias de prova, o participante deve conferir, no cartão de confirmação, o número do seu CPF, seu nome e os demais dados pessoais.

    Os participantes só podem deixar o local de prova após duas horas do início do exame. É possível levar o caderno de prova somente após quatro horas de prova, tanto no sábado quanto no domingo. Caso contrário, ele deverá entregar o caderno ao aplicador da sala, juntamente com a folha de respostas da parte objetiva da prova e a folha de redação (no segundo dia).

    Leia mais
    Veja fotos dos candidatos do Enem 2009
    Enem 2009 é adiado em mais um município inundado do ES
    BH: atrasados gritam em frente a local de prova
    DF: manifestantes pedem apoio a movimento contra Arruda
    Alagamento impede que estudantes façam o Enem no Espírito Santo
    Alunos que perderam prova do Enem em Brasília culpam chuva
    SP: Candidata desce do salto, corre sem sandália, e chega atrasada
    No Rio, 16 não conseguem entrar por causa de documentação
    Enem 2009 começa neste sábado para 4,1 milhões de inscritos
    Por medo, candidatos chegam cedo em Salvador
    Em BH, estudantes atrasados arrombam portão; polícia intervém
    Candidatos temem cansaço de dois dias de prova
    Enem 2009 começa neste sábado para 4,1 milhões de inscritos
    Enfraquecido, Enem começa hoje
    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

      Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

      Lição de Casa

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host