UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

05/12/2009 - 17h37

Para estudantes de SP, enunciados longos deixam primeiro dia do Enem "cansativo"

Ana Okada
Suellen Smosinski
Em São Paulo
Os primeiros estudantes que saíram do primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 na Unip Vergueiro, em São Paulo, acharam os enunciados das questões do exame muito compridos, o que resultou em uma prova cansativa.

  • O que você achou das provas do Enem 2009?

  • Rayder de Assis e Bragon/UOL
    Cerca de 30 atrasados arrombaram portão de local de prova em Belo Horizonte
    Patrícia Araujo/UOL
    Inscritos no Enem 2009 entram em local de prova no Rio neste sábado (4)
    Elza Fiúza/AgBr
    Manifestantes aproveitaram Enem para protestar contra governador Arruda
    VEJA MAIS FOTOS DO ENEM 2009
    BH: TUMULTO ATRAPALHOU
    SALVADOR: VACINA DE MENGITE
    SP: MEDO DO CANSAÇO
    "Tinha muito texto para ler, no ano passado era bem mais fácil de fazer", explica Felipe Ferreira, 18, que já faz faculdade mas quer mudar para o curso de engenharia química na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

    Essa também é a opinião da estudante Giseli Miceli, 24. "No final [da prova], já estava chutando", diz. Além de ter achado os enunciados longos, Giseli achou-os confusos.

    Para Felipe Fuster, 19, o texto "dava muita volta para chegar em uma coisa só". Apesar disso, o estudante, que quer usar o Enem para tentar uma vaga em comércio exterior, está confiante: "acho que fui bem".

    O cansaço veio aliado à fome para Graziele dos Santos, 18. "Estava cansativo, mas não sei se é porque eu estava com fome. Amanhã vou trazer algo para comer", concluiu.

    Meio ambiente e história

    Hoje foram aplicadas provas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Ao todo, os candidatos tiveram 4h30 para fazer o exame. Os candidatos consultados pelo UOL Educação comentaram que havia bastante questões sobre meio ambiente, de assuntos como aquecimento global e consumo de energia elétrica.

    Estudantes também se queixaram das questões de história. "Achei as questões sobre a classe média e sobre a guerra fria as mais difíceis", diz Gisele Santana de Souza, 17, que quer uma vaga em psicologia. Isabela Mattos, 17, se queixou que a prova cobrou conteúdos sobre a Grécia, que ela afirma não ter visto no colégio. "Se fosse para dar uma nota de zero a dez [para seu desempenho], daria uns 6", afirma.

    Candidatos acham prova "fácil"

    A prova estava "fácil", segundo os candidatos ouvidos pelo UOL na saída de um local do Rio de Janeiro. Segundo eles, havia muitas questões de "conhecimentos gerais" e quem estudou "se deu bem".

    Para Luciano Dourado (19), que vai tentar engenharia mecatrônica na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), havia "muitas questões fáceis, de conhecimentos gerais". No entanto, ele aposta que as perguntas "com enunciados mais longos" vão fazer a diferença pois somente aqueles que estudaram bastante "vão se dar bem".

    "Quem estudou pela prova que vazou se deu bem", avalia o treineiro Daniel Klein (16). Ele se inscreveu este ano para conhecer a prova e quer estar preparado para o próximo quando pretende concorrer a uma vaga em medicina.

    Já Diogo Pacheco (19), gostou das questões de história e geografia, mas "teve dificuldades" em biologia e química. Ele tenta comunicação na PUC-Rio. Eduardo Pinheiro (18) achou que "a parte de física cobrou muitas fórmulas", mas gostou da prova.

    Em BH, candidatos reclamam de tumulto

    Candidatos que fizeram prova do Enem 2009 na unidade do Centro Universitário Newton Paiva, localizada na Avenida Silva Lobo, região Oeste de Belo Horizonte, reclamaram da confusão gerada pelos candidatos que chegaram atrasados e arrombaram o portão da instituição para ter acesso ao locais de prova.

    A PM (Polícia Militar) foi acionada e evacuou o pátio do centro universitário, que chegou a ser tomado por cerca de cem pessoas. Além do tumulto, alguns concorrentes ainda reclamaram do tamanho excessivo de algumas questões da prova deste ano. Segundo Arnaldo Junior de Sá Menezes, 20 anos, a baderna tirou a concentração de quem estava nas salas de aulas. Aluno de curso de relações internacionais, ele tenta obter bolsa para pagar a mensalidade.

    "A gente já estava fazendo a prova e isso [tumulto] interferiu e incomodou. Eu fiquei desconcentrado e levei vários minutos para me concentrar de novo na prova. O barulho chegou até nós e incomodou não só a mim como a todos que estavam na sala", disse Arnaldo. De acordo com ele, vários candidatos chegaram a reclamar com os inspetores de sala em relação ao barulho provocado no pátio do centro universitário.

    Leia mais
    Veja fotos dos candidatos do Enem 2009
    Salvador: candidata perde Enem para vacinar filho contra meningite
    BH: candidatos reclamam de tumulto
    Enem 2009 é adiado em mais um município inundado do ES
    BH: atrasados gritam em frente a local de prova
    DF: manifestantes pedem apoio a movimento contra Arruda
    Alagamento impede que estudantes façam o Enem no Espírito Santo
    Alunos que perderam prova do Enem em Brasília culpam chuva
    SP: Candidata desce do salto, corre sem sandália, e chega atrasada
    No Rio, 16 não conseguem entrar por causa de documentação
    Enem 2009 começa neste sábado para 4,1 milhões de inscritos
    Por medo, candidatos chegam cedo em Salvador
    Em BH, estudantes atrasados arrombam portão; polícia intervém
    Candidatos temem cansaço de dois dias de prova
    Enem 2009 começa neste sábado para 4,1 milhões de inscritos
    Enfraquecido, Enem começa hoje
    Enem 2009 é cancelado por suspeita de fraude
    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

      Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

      Lição de Casa

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host