UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

Últimas Notícias

05/12/2009 - 18h09

Em Salvador, cerca de 80 inscritos no Enem 2009 protestam por erro em cartão de identificação

Luiz Francisco
Especial para o UOL Educação
Em Salvador
Cerca de 80 candidatos tentaram fechar uma das pistas que dá acesso ao Centro Universitário Jorge Amado na tarde deste sábado (5). Segundo eles, o protesto se deveu a erro de impressão nos cartões de identificação. A PM (Polícia Militar) conseguiu conter o protesto.

"Já teve o problema de vazamento da prova anterior, agora, há mais esta falha gritante dos organizadores da prova. É inacreditável que isto tenha ocorrido, apesar de o governo ter tido todo o tempo do mundo para fazer as coisas certas", disse a candidata Amanda Silva, que também perdeu a prova em Salvador por uma por um erro de impressão em seu cartão de identificação.

  • O que você achou das provas do Enem 2009?

  • Patrícia Araujo/UOL
    Candidatos aguradam começo da prova em São Paulo no início da tarde deste sábado
    Marcos Pinto/UOL
    No Rio, candidatos ficam para fora porque estavam com documento vencido
    VEJA MAIS FOTOS DO ENEM 2009
    BH: CONFUSÃO COM ATRASADOS
    DF: PROTESTO CONTRA ARRUDA
    SP: ATRASADOS ENTRAM
    SALVADOR: VACINA PARA MENINGITE
    Depois de seis meses estudando duas horas por dia para participar do Enem, Rita de Cássia Soares não conseguiu fazer a prova neste sábado. De acordo com a estudante, um erro de impressão no cartão de identificação a impediu de chegar no horário no estabelecimento onde deveria fazer a prova, o Centro Universitário Jorge Amado.

    O erro que fez a estudante perder a prova aconteceu no campo destinado ao endereço da instituição: no lugar da avenida Luís Viana Filho (endereço correto), constava que a instituição ficava em Nazaré, bairro localizado no centro de Salvador. "Fui até a rua e não vi nenhum Centro Universitário Jorge Amado", disse Rita Soares.

    Quando percebeu que muitos estudantes enfrentavam o mesmo problema em outra instituição, a Fundação Visconde de Cairu, o coordenador do Enem da unidade, Sílvio Gomes, pediu para algumas vans transportarem os candidatos até o Centro Universitário Jorge Amado. "Pelo menos dez alunos foram transportados e conseguiram entrar na instituição a tempo de fazer a prova", acrescentou.

    Confusão em BH

    Cerca de 80 estudantes que chegaram atrasados ao Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte, arrombaram os portões da instituição no começo da tarde deste sábado (4). A confusão começou por volta de 13h10, cinco minutos após o encerramento da entrada.

    Um grupo de cerca de 30 candidatos destruiram os portões para garantir sua entrada. Alguns minutos depois, um ônibus com mais 50 pessoas estacionou em frente ao local de prova. Os passageiros encontraram passagem livre para o centro universitário.

    A polícia foi chamada ao local pelos coordenadores do exame para barrar a tentativa dos estudantes de entrarem nas salas de prova.

    Por volta das 14h, cerca de cem inscritos gritavam palavras de ordem em frente ao Centro Universitário Newton Paiva, na região oeste de Belo Horizonte. Eles não conseguiram fazer a prova.

    Tolerância em São Paulo

    Cerca de 40 inscritos para a realização da prova do Enem na unidade da Uninove da Barra Funda se atrasaram e ficaram de fora. Os portões no local foram fechados às 13h e abertos novamente para um grupo entrar.

    No entanto, alguns inscritos ainda ficaram de fora, após o portão ser fechado pela segunda vez. Revoltado, o grupo que perdeu a prova balançava os portões da universidade e gritava para que a organização abrisse novamente a entrada.

    Leia mais
    Veja fotos dos candidatos do Enem 2009
    Salvador: candidata perde Enem para vacinar filho contra meningite
    BH: candidatos reclamam de tumulto
    Enem 2009 é adiado em mais um município inundado do ES
    BH: atrasados gritam em frente a local de prova
    DF: manifestantes pedem apoio a movimento contra Arruda
    Alagamento impede que estudantes façam o Enem no Espírito Santo
    Alunos que perderam prova do Enem em Brasília culpam chuva
    SP: Candidata desce do salto, corre sem sandália, e chega atrasada
    No Rio, 16 não conseguem entrar por causa de documentação
    Enem 2009 começa neste sábado para 4,1 milhões de inscritos
    Por medo, candidatos chegam cedo em Salvador
    Em BH, estudantes atrasados arrombam portão; polícia intervém
    Candidatos temem cansaço de dois dias de prova
    Enem 2009 começa neste sábado para 4,1 milhões de inscritos
    Enfraquecido, Enem começa hoje
    Enem 2009 é cancelado por suspeita de fraude
    Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

    Compartilhe:

      Receba notícias

      Sobre o Enem Revisão Testes e Simulados Banco de Redações

      Redações avaliadas por uma equipe especializada em correção de prova de vestibular e Enem

      Lição de Casa

      Shopping UOL

      Hospedagem: UOL Host